Print Friendly, PDF & Email
Ajudando as cidades a tomar decisões melhores: lançamento do TheCityFix Learn

(Foto: Daniel Hunter/WRI Brasil)

Este post foi escrito por Ani Dasgupta, Diretor Global do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, e publicado originalmente no TheCityFix.

***

Cidades em todo o mundo enfrentam o encontro de pressões convergentes. Espera-se que as áreas urbanas melhorem a mobilidade, a habitação social, a equidade e o acesso a oportunidades – e, ao mesmo tempo, que acomodem mais habitantes, reduzam as emissões de gases do efeito estufa e tornem suas ruas mais seguras e saudáveis.

Mais infraestrutura e recursos não são o suficiente para superar esses desafios; as cidades precisam de ajuda para tomar decisões melhores também. Levar as ferramentas certas e a expertise necessária para a pessoa certa no momento certo é crucial. Muitas cidades percebem que não possuem a capacidade individual, organizacional e institucional necessária para responder de forma efetiva. Outras tantas não têm outra escolha senão cultivar o planejamento, levando a uma visão de cidade que reflete o ponto de vista de especialistas externos mais do que de seus próprios cidadãos e lideranças.

Diante dessa realidade complexa, o WRI Ross Center está dedicando recursos à capacitação de profissionais que pensam e planejam as áreas urbanas. Se reconhecemos que as cidades precisam de novas soluções – e que estas precisam ser moldadas de acordo com contextos locais para serem bem-sucedidas –, então sabemos que também precisamos de técnicos e lideranças municipais mais capacitados. Nosso novo esforço para atender a essa necessidade é o TheCityFix Learn, uma plataforma global de conhecimento e capacitação para prefeitos e tomadores de decisão, técnicos municipais e demais atores interessados.

 

Uma ferramenta para cada atividade

Aumentar a capacitação nas prefeituras é um grande desafio, e ninguém pode assumi-lo sozinho. O TheCityFix Learn oferece um catálogo organizado e acessível de produtos de conhecimento do WRI Ross Center e diversos parceiros.

A plataforma parte de nossa experiência em apoiar a implementação de projetos e a criação de produtos de treinamento personalizados para diferentes públicos e necessidades. Um guia de aprendizagem sobre infraestrutura cicloviária, por exemplo, apresenta seis elementos de design usando um conjunto de cartões digitais para dividir os conceitos de forma didática e de fácil aprendizado. Um webinar sobre os princípios de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) é parte de uma série criada para apresentar conceitos e estratégias de planejamento para um corredor DOTS. Um treinamento realizado pessoalmente ajuda a equipe técnica de uma cidade a entender e gerenciar melhor os riscos climáticos e associá-los ao planejamento urbano. E nosso hub de taxação de congestionamentos e zonas de baixa emissão disponibiliza informações e pesquisas do WRI China.

A variedade de conteúdo e a organização do site foram pensados para atender às necessidades de diferentes públicos (prefeitos e corpo técnico), níveis de governo (nacional e local), tipos de cidade e condições geográficas. A plataforma está sendo lançada com material disponível em inglês, espanhol e turco, mas conteúdos em outros idiomas devem ser adicionados com o tempo.

Uma abordagem múltipla

Ferramentas online são amplamente acessíveis e têm enorme potencial de alcance. A África, por exemplo, tem uma das mais altas taxas de crescimento de educação online, e o número de usuários de internet na Índia deve atingir os 500 milhões ainda este ano, dos quais dois terços acessam a web via dispositivos móveis.

Com o TheCityFix Learn, esperamos ajudar esses usuários, oferecendo-lhes de forma acessível conteúdos que explicam conceitos técnicos. Por outro lado, treinamento online não pode ser uma solução única. A plataforma também conecta novos públicos a oportunidades de capacitação presenciais e encontro com outros profissionais, formatos mais adequados para o desenvolvimento de habilidades específicas, como liderança e gestão. Essa abordagem múltipla torna a plataforma abrangente, capaz de chegar aos usuários onde quer que estejam.

Governos nacionais também já perceberam a necessidade crescente de capacitação. No Brasil, o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável reúne milhares de representantes municipais a cada dois anos para trocar experiências e participar de palestras e treinamentos. Os participantes compreendem uma rede de 658 municípios, representando 68% da população do país e 80% do PIB. O Programa de Transporte Metropolitano da China tem o potencial de atingir 490 milhões de habitantes, melhorando a segurança viária e as condições do trânsito e reduzindo congestionamentos, tempos de deslocamento e a poluição do ar. O objetivo é chegar a todas as cidades do país. O Primeiro Ministro Indiano, Narendra Modi, criou o programa Missão Atal para o Rejuvenescimento e a Transformação Urbana, que visa capacitar 45 mil funcionários públicos de mais de 500 cidades em cinco anos. E o programa federal de transporte coletivo no México estabeleceu uma série de treinamentos para apoiar o planejamento e a implementação de projetos de mobilidade em diversas cidades do país.

À medida que avançamos em direção a dois terços da população mundial vivendo em áreas urbanas até a metade deste século, a necessidade de ajudar as cidades não apenas por meio de mais recursos, mas de mais capacitação para gerenciar e direcionar esses recursos é cada vez mais clara. O TheCityFix Learn é uma pequena parte de um esforço maior: oferecer às cidades as ferramentas e a habilidade que precisam para atender às necessidades da população e criar um ambiente funcional para as pessoas e para o planeta. Acima de tudo, é uma plataforma coletiva. Só será bem-sucedida se você interagir e só evoluirá se você compartilhar conosco suas percepções e sugestões.

Convidamos você a explorar o novo site e dividir seus pensamentos conosco.

Print Friendly, PDF & Email