Print Friendly, PDF & Email
Cuidar das vias urbanas pode alavancar importantes ganhos de qualidade de vida
8740549862_dfb9dc11e6_k

(Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Por Vicente Loureiro, diretor executivo da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro

***

Há medidas simples de serem tomadas, mas de inegável impacto na qualidade de vida dos habitantes de uma cidade. Refiro-me às normas presentes nos códigos de postura, de obras, de urbanismo e de tributos, entre outras. Mesmo sendo instituídas para melhorar a vida do cidadão, nem sempre elas alcançam seus objetivos. Por vezes, até pioram o que se desejava consertar.

Quando sobrevoamos as cidades à noite, ficam nítidos os lugares mais intensamente usados pela população: áreas centrais, corredores de circulação e grandes equipamentos ou construções. Demonstram, através da intensidade da luz, proveniente da iluminação dos espaços públicos e privados, os lugares mais usados pelas pessoas em seus deslocamentos noturnos.

Percebe-se, num exame um pouco mais cuidadoso, o papel relevante das vias urbanas, reluzentes e estruturadoras da comunicação entre as partes da cidade. Cuidar delas, com especial atenção urbanística pode alavancar importantes ganhos de qualidade de vida, contribuindo para orientar o desenvolvimento da cidade, distribuindo melhor as oportunidades e racionalizando, inclusive, os custos de sua manutenção. É preciso investir mais onde o retorno social e econômico pode ser maior e mais equânime.

Incentivar novas construções, nas áreas já destacadas como as mais proeminentes ou importantes para o funcionamento das cidades, deve ser considerado estratégico. Um pré-requisito para aumentar a eficiência dos serviços públicos de saneamento, de transporte, de energia, de telecomunicações etc.

Dotar estas áreas de um sistema de transporte público mais eficaz, incorporando os meios não motorizados – pedestre e bicicleta -, é garantia para o uso cada vez mais intenso e dinâmico de seus imóveis, principalmente os localizados no pavimento térreo e destinados às atividades comerciais e de serviços.

Da mesma forma recomenda-se agir nas áreas centrais das cidades. Afinal, sua concentração de moradias, equipamentos e atividades econômicas costuma gerar concentração de empresas e geração de renda, atraindo mais investimentos e inovações.

Tais espaços urbanos são os mais propensos a tornar a vida nas cidades melhor, mais dinâmica e inclusiva, principalmente em tempos de crise.

 

Print Friendly, PDF & Email

One Response to “Cuidar das vias urbanas pode alavancar importantes ganhos de qualidade de vida”

Add your response