Cinco opções de bike tour no Brasil para pedalar nas férias

floripa bike tour

(Foto: Reprodução, Facebook, Floripa Bike Tour)

Com o fim de ano, muitos aproveitam os feriados das festas e a chegada do verão para marcar férias e passeios prolongados. E que tal usar esse tempo para conhecer as cidades de uma forma diferente? O cicloturismo vem ganhando espaço nas atrações, e são muitos os roteiros oferecidos no Brasil e no exterior, tanto para quem quer pedalar por lazer ou para quem busca algo mais aventureiro.

Em 2015, o turismo de aventura foi a motivação de 990 mil estrangeiros que visitaram o Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo. As bicicletas exercem um papel importante nesse cenário, pois são um meio de transporte que permite chegar a lugares afastados e com acesso restrito, como serras e trilhas, além de terem baixo impacto ao meio ambiente.

Separamos algumas opções para quem está fazendo a sua programação e quer pedalar durante as férias. Confira:

– Rio de Janeiro (RJ)

(Foto: Rio by Bike/Divulgação)

O destino mais procurado do Brasil pode ser ainda mais descoberto em duas rodas. A Bike in Rio ou o Rio by Bike oferecem roteiros para conhecer a cidade de uma forma diferente. Os passeios podem ser mais urbanos e históricos ou aventureiros pelas florestas.

– Florianópolis (SC)

(Foto: Floripa Bike Tour)

Os passeios do Floripa Bike Tour podem ser para iniciantes ou para quem quer investir mais e pedalar por dias. O mais longo dura seis dias e percorre o Vale Europeu, nome dado a região catarinense localizada no Vale do Itajaí, com montanhas cobertas por matas preservadas e muitas cachoeiras. Ciclistas dedicados a pedalar em montanhas podem se interessar por dois dias na estrada da Serra do Rio do Rastro (foto acima) que, com 12 km de subidas e descidas, tem as estradas mais sinuosas e íngremes do Brasil.

– Bento Gonçalves (RS)

(Foto: Divulgação, Que Tal de Bike?)

A região é conhecida pela produção de vinho e suas belas paisagens. E é possível conhecer alguns pontos pedalando. O Que Tal de Bike? é um projeto de cinco roteiros, chamados de Cultural, Enoturística, Ecológica, Colonial e Refrescante. Os passeios acontecem mediante agendamento e têm níveis para ciclistas iniciantes e experientes.

– São Paulo (SP)

(Foto: Bike Tour SP/Divulgação)

 

A capital paulista é cheia de programas culturais e o projeto Bike Tour SP promove o clicloturismo gratuito para fazer com que ainda mais pessoas tenham acesso a essas oportunidades. A participação é mediante a contribuição de 2 kg de alimentos. São sete rotas disponíveis e mais de 17 mil pessoas já pedalaram com o grupo.

– São Roque de Minas (MG)

(Foto: Rodrigo Telles)

Com mais de 500 km de estradas, o Parque Nacional Serra da Canastra é uma boa opção para trilhas que podem ser utilizadas para a prática do cicloturismo e Mountain bike. O Canastra Adventure propõe trajetos de Ciclo Dias, com duração de três a 12 horas, dependendo do grau de dificuldade, e de Ciclo Expedições, que incluem pernoites e não são recomendadas para iniciantes.

***

No exterior, cidades como Amsterdã e Nova York têm bike tours já clássicos – quem já planejou viajar para lá pode aproveitar e incluir os passeios na programação. Por outro lado, os sistemas de aluguel de bicicletas e bike sharing também contribuem para conhecer ainda mais a cidade de perto, andando por suas ruas e vivendo ainda mais o que elas têm para oferecer.