BRTData: Sistemas BRT atendem 33,7 milhões de pessoas diariamente

No último mês, o BRTData cadastrou em seu sistema a cidade Hartford County, nos Estados Unidos. A cidade começou o sistema de BRT em 2015 e agora conta com um corredor prioritário de ônibus com 15 km, que beneficia 9.674 passageiros todos os dias. Com o acréscimo de Hartford, a plataforma do BRTData contabiliza, hoje, 423 corredores cadastrados, em 206 cidades que juntas, possuem 5,351 km de que beneficiam 33.7 milhões de passageiros por dia.

BRT de Hartford (Foto: NewFlyer504/WikiCommons)

BRT de Hartford (Foto: NewFlyer504/WikiCommons)

Todos os meses a equipe do WRI Brasil Cidades Sustentáveis atualiza o sistema com dados e informações atuais sobre sistemas BRT e de prioridade ao ônibus em todo o mundo. O BRTData é o maior banco de dados dessa ordem disponível hoje. Na plataforma, é possível cruzar indicadores variados sobre operação, projeto e custos, infraestrutura, desempenho operacional, frota e segurança viária.

Assim, por meio do compartilhamento de informações, usuários usuários, estudantes, pesquisadores e governantes podem aprender com as cidades que já lançaram sistemas BRT e corredores dedicados ao ônibus e confirmar os benefícios dessa alternativa global para a mobilidade urbana.

Outra novidade da plataforma é a inclusão de vídeos para auxiliar na compreensão dos sistemas em diferentes cidades. Estão disponíveis vídeos do BRT de cidades como Bogotá , Buenos Aires, Rio de Janeiro, Curitiba, Cambridge, Hartford, Mexico, Nova York, entre outras.

O BRTdata nasceu da parceria entre quatro organizações globais: Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e WRI Cidades, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).