Cidade dos Sonhos: propostas dos cidadãos serão coletadas na Paulista Aberta

(Reprodução: Purpose)

Uma plataforma facilitadora que amplia o alcance dos desejos das pessoas para suas cidades. É essa a proposta oferecida pelo projeto Cidade dos Sonhos, que surge de maneira oportuna em ano de eleições, para que os brasileiros tenham à disposição uma ferramenta que permite indicar aos candidatos a prefeito quais medidas acham prioritárias para que a cidade seja aquela que sempre sonharam. Para isso, a tecnologia servirá como aliada – na plataforma interativa online no site Cidade dos Sonhos. Na plataforma, os cidadãos podem propor soluções para quatro grandes temas fundamentais para qualquer cidade brasileira: mobilidade, resíduos sólidos, áreas verdes e energia.

No entanto, o projeto não ficará restrito à plataforma online. Para que sejam coletados mais sonhos e iniciativas dos cidadãos, neste domingo (31/7) – dia em que a Avenida Paulista fica aberta para pedestres, ciclistas – ocorrerá uma ação especial de coleta de sonhos para o projeto. O evento de consulta, realizado em parceria com o Engajamundo, vai permitir que as pessoas selecionem as propostas que julgam mais importantes para serem abordadas nas eleições municipais de 2016, em São Paulo.

O projeto tem como objetivo principal colocar temas como mobilidade, áreas verdes, resíduos sólidos e energia na pauta das eleições municipais. “A ideia central do Cidade dos Sonhos é ao mesmo tempo sensibilizar e engajar eleitores nesses temas, oferecendo um canal de comunicação direto com candidatos para a expressão de seus anseios. Por isso é importante levarmos o projeto cada vez mais às ruas”, destaca Gabriela Vuolo, responsável no Brasil pelo desenvolvimento e implementação das campanhas da Purpose, idealizadora do projeto.

Mais sobre o Cidade dos Sonhos

O projeto foi criado a partir de uma articulação de organizações, movimentos sociais e coletivos da sociedade civil, e desenvolvido pela Here Now. “Muitos documentos e cartas compromisso são produzidos em todas as eleições, a partir do trabalho da sociedade civil. No entanto, essa estratégia geralmente enfrenta um grande desafio: a enorme distância entre os desejos da população, as propostas apresentadas pelas organizações e o que efetivamente é acolhido e implementado pelos candidatos”, comenta Gabriela Vuolo, responsável pelo desenvolvimento e implementação das campanhas da Here Now no Brasil. “A ideia central do Cidade dos Sonhos é responder a esse desafio. Ao mesmo tempo em que sensibilizamos e engajamos eleitores ao redor desses temas, oferecemos um canal de comunicação direto entre seus anseios, as organizações da sociedade civil e os candidatos e candidatas”, explica.

É possível acompanhar as ações do Cidade dos Sonhos nos perfis oficiais das redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. Dentre os parceiros do projeto estão WRI Brasil Cidades Sustentáveis, A Árvore (CGGA), ANTP (Associação Nacional de Transporte Público), Apé -estudos em mobilidade, Change.org, Cicla Brasil, Ciclocidade, Cidade a Pé, Cidade Ativa, Corrida Amiga, Engajamundo, Greenpeace ,IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor),  ITDP (Institute for Transportation and Development Policy), MNCR (Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis), Observatório do Clima, Observatório do Recife, Pimp My Carroça e Pé de Igualdade.