#FridayFun: conheça as estradas musicais

E se a música que você ouve na estrada não viesse do rádio do carro, mas dos pneus? Essa é uma ideia que começou no Japão, chamada de Melody Road, e que pode fazer a segurança viária agradar até os ouvidos.

Tudo começou quando Shizuo Shinoda acidentalmente arranhou algumas marcações em uma estrada com um trator e, ao dirigir sobre eles, percebeu que era possível criar músicas dependendo da profundidade e espaçamento entre as ranhuras. A partir de dessas marcas feitas estrategicamente no asfalto, o contato com o pneu gera vibrações que criam notas musicais.

Veja um exemplo de Melody Road no Japão:

Intervenções como essa nas estradas geralmente geram um barulho desconfortável para o motorista que está acima da velocidade recomendada, forçando a redução. No entanto, a proposta de gamificação cria uma nova experiência e estimula as velocidades mais baixas para que a música produzida fique correta.

Geralmente, as estradas recebem pinturas diferenciadas, como uma clave de sol, para indicar onde a música pode tocar. Além do Japão, também existem estradas musicais na Dinamarca, na Coréia do Sul, nos Estados Unidos, no México e na República de San Marino.

Os produtores do programa Crowd Control, do canal National Geographic, aplicaram a ideia em um experimento na famosa Rota 66, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Confira o resultado:

*Com informações do Nexo