VLT Carioca: novo meio de transporte do Rio será inaugurado neste domingo

(Foto: Secretaria Municipal de Transportes do Rio/Divulgação)

O novo meio de transporte do Rio de Janeiro, a rede de Veículos Leve Sobre Trilhos (VLT), começa a operar parcialmente amanhã, 5 de junho. Os cariocas poderão utilizar a nova alternativa de mobilidade sustentável da cidade de graça durante os primeiros 40 dias de funcionamento. O novo modo traz grandes benefícios para a cidade, pois não tem impacto ambiental.

O VLT integra o plano de mobilidade da Prefeitura do Rio para a cidade. Entre os benefícios apresentados, está a maior facilidade de acesso às regiões do Centro e Região Portuária, por meio de uma rede com aproximadamente 28 quilômetros de extensão. O VLT Carioca funcionará 24 horas, sete dias por semana, e terá integração com o Aeroporto Santos Dumont, barcas, trens, metrô, ônibus e BRTs.

O secretário de Transportes, Rafael Picciani, destacou para a Agência Brasil que a maior preocupação da prefeitura é com a segurança dos pedestres. “É uma grande novidade de convívio do povo com esse modal de transporte. Nosso alerta é que a população fique muito atenta, acompanhe o desenvolvimento e o início das operações e se acostume com a presença desse novo presente para o carioca. Já estamos trafegando com batedores, com uma campanha educativa, que será intensificada no centro nos próximos dias, e uma operação em todos os cruzamentos e pontos de travessia para manter a segurança do pedestre e o respeito do funcionamento do VLT”, declarou Picciani.

O veículo utiliza um sistema de geração de energia pelo solo para circular e não utiliza combustível fóssil, por isso não emite gases tóxicos. No quesito acessibilidade, o VLT possui piso rebaixado, que garante uma melhor acessibilidade aos vagões.