TheCityFix Brasil: 5 anos contando histórias para transformar cidades

Cidades mais humanas começam nas atitudes de cada um (Foto: SDOT Photos/Flickr)

Em “Cidades Invisíveis”, Calvino dá vida a um Marco Polo que visita e relata cidades. O protagonista viajante conta a seu imperador sobre as particularidades das cidades que visitou em seu percurso, apontando o que torna única cada uma delas. Uma cidade é “a resposta que dá às nossas perguntas”, outra é “um todo no qual nenhum desejo é desperdiçado e do qual você faz parte”.

São as palavras do viajante que descrevem as cidades, mas ele próprio alerta: “Jamais se deve confundir uma cidade com o discurso que a descreve”. Porque, para conhecer uma cidade, é preciso vivê-la. Permitir-se ficar perdido na teia de ruas e relações que a constituem, no ritmo que move sua gente, nos encontros e espaços que nela acontecem.

Hoje, o TheCityFix Brasil completa cinco anos. Cinco anos contando histórias para inspirar pessoas a transformarem suas cidades. Neste aniversário, queremos comemorar dando voz a quem faz das cidades o que elas são em essência: pessoas. É nas cidades que nascemos e crescemos, e, acima de qualquer outra força, somo nós, as pessoas, que as transformamos. Os desafios, sabemos, não são poucos – mas juntos temos o poder de mudar para melhor o lugar onde vivemos e contribuir para fazê-lo ainda melhor.

 

 

Todos os dias vivemos e vivenciamos nossas cidades. Todos os dias as impactamos com nossas escolhas e somos impactados por elas. Temos desejos e anseios, esperanças, expectativas de um futuro melhor. Queremos viver nossas cidades em sua plenitude, queremos liberdade para transitar, queremos nos sentir acolhidos por esse lugar que tantas vezes chamamos de “casa”.

A cidade ideal não existe – é uma construção constante e nunca fixa, sempre mutável. No TheCityFix Brasil, acreditamos no poder de mudança que temos juntos. Vamos continuar contando histórias que inspirem pessoas a seguir transformando as cidades em lugares mais humanos, sustentáveis e vivos.