Novo site da NASA permite analisar dados sobre elevação do nível do mar e mudanças climáticas

Foto: Dave/Flickr Creative Commons/CC BY 2.0.

A NASA lançou um novo site dedicado inteiramente ao controle das mudanças climáticas e o impacto que tais alterações globais têm no nível do mar. O site nomeado “Sea Level” (Nível do Mar, em tradução livre) será substancial para estudantes e pesquisadores, pois abrange desde tópicos como a história da observação do nível do mar, bem como o total de alcance do gelo e outros marcadores climáticos.

A página apresenta estatísticas recentes sobre o aquecimento global. Informações como a de que o nível do mar subiu 3,4 milímetros apenas em 2016, por exemplo. A elevação dos oceanos é uma questão global crítica que afeta o nosso planeta, partindo desse pressuposto, o novo portal da NASA, desenvolvido pelo Laboratório Jet Propulsion, em Pasadena, Califórnia, torna os dados um recurso público de fácil acesso para que a academia, jornalistas e sociedade civil possam acompanhar de perto os últimos desenvolvimentos e descobertas científicas do campo.

O portal está disponível por enquanto apenas em inglês, aqui.

É possível, ainda, elaborar uma análise de dados interativos que dá acesso direto a bases de dados da NASA sobre o nível do mar. “Os usuários serão capazes de manipular esses conjuntos de dados para gerar automaticamente tabelas, gráficos e mapas de altura da superfície do mar, temperatura e outros fatores. A ferramenta de análise também permitem aos usuários fazer previsões de condições futuras, bem como cálculos retroativos de tendências e condições do passado”, destaca o site da Agência.

(Fonte: Climate Nasa)