Desconto na conta de luz: quando o lixo vira energia elétrica

Reciclagem

Foto: Pabak Sarkar/Flickr

Latas de alumínio, garrafas PET, papelão e óleo de cozinha. O que esses resíduos têm em comum? São todos recicláveis – e no Rio de Janeiro podem valer desconto na conta de luz.

Esse abatimento é garantido às pessoas que contribuem com o projeto Consciência EcoAmpla, que estimula a preservação ambiental por meio da reciclagem. Desenvolvido pela concessionária de energia Ampla, a iniciativa quer despertar a consciência socioambiental dos usuários, estimulando sua participação na reciclagem – ou seja, a ideia é contribuir para um planeta mais sustentável.

Os resultados são bons: em 2015, 5.340 clientes levaram resíduos para os postos de coleta, espalhados pelo Rio de Janeiro. Essa contribuição representa 880 toneladas de resíduos a menos despejados no lixo comum, além dos descontos de R$ 144 mil nas contas de luz desses clientes. Socialmente, o projeto também ajuda o cliente a planejar e ajustar o valor da conta ao seu orçamento.

O projeto surgiu em 2008 e desde então aproximadamente 5.500 toneladas de materiais foram arrecadados e reciclados. Os bônus aos consumidores chegaram a um milhão de reais, conforme o CicloVivo. É reciclando que se poupa!

Quero participar

Funciona assim:

1. Ainda em casa, você separa seus resíduos recicláveis e, depois, os leva até um dos postos de coleta.

2. Já no posto de coleta os resíduos são pesados. Você recebe um comprovante no qual aparece o valor do bônus, mostrando que você trocou lixo por energia.

3. Os dados referentes a troca dos seus recicláveis são enviados automaticamente para o sistema de faturamento da Ampla.

4. No fim do mês, você recebe sua conta de luz com o desconto obtido com a reciclagem.

Aqui você confere qual dos 16 postos fixos de coleta fica mais próximo da sua casa.