2016 começa com números positivos no BRTdata

BRT de Brasília (Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Dezembro de 2015 trouxe uma marca importante para o BRTdata.org: 200 cidades no mundo contam com sistemas BRT ou de prioridade ao ônibus. Em 2016, o maior banco de dados do setor traz novos números positivos: 409 corredores atendem aproximadamente 33,1 milhões de pessoas diariamente e somam 5.275 quilômetros dedicados ao ônibus.

Em números: sistemas BRT e de prioridade ao ônibus no mundo (Fonte: BRTdata.org)

Islamabad, no Paquistão, somou-se à lista de cidades que investem nos sistemas de prioridade ao ônibus, e Pereira, na Colômbia, inaugurou três novos corredores: Ruta 1, Ruta 2 e Ruta 3.

(Fonte: BRTdata.org)

(Fonte: BRTdata.org)

O crescimento visto nos números a cada nova atualização do sistema reflete a importância, também crescente, que o transporte coletivo de alta qualidade passa a assumir nas cidades. A mobilidade urbana sustentável depende do investimento nos modos sustentáveis, e os sistemas BRT aparecem como alternativas baratas e capazes de transportar com mais eficiência um número maior de pessoas.

Além de disponibilizar informações confiáveis e dados atualizados mensalmente, a plataforma permite cruzar indicadores variados sobre operação, projeto e custos dos sistemas, incluindo informações como infraestrutura, desempenho operacional, frota e segurança viária, entre outros.

O BRTdata nasceu da parceria entre quatro organizações globais: Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e WRI Cidades, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA). A plataforma é atualizada todos os meses pela equipe do WRI Brasil Cidades Sustentáveis com dados e informações atuais sobre sistemas BRT e de prioridade ao ônibus em todo o mundo.