Sustentabilidade no Carnaval: pedaladas vão movimentar bloco em São Paulo

São Paulo terá um bloco especial no carnaval deste ano. Usando a energia que os foliões têm de sobra, o intitulado “Bloco do pedal” utilizará uma tecnologia de geração de energia limpa através de bicicletas para manter as caixas acústicas e o sistema de luz. “Para pular, precisa pedalar”, afirma o engenheiro eletricista José Carlos Armelin, sócio da empresa Pedal Sustentável, desenvolvedor da tecnologia em conjunto com a produtora Maria Filomena (conhecida como Filó).

O Bloco do Pedal será composto por até oito bicicletas instaladas em uma plataforma móvel. O sistema não prevê o uso ou armazenamento de energia em baterias ou tomadas elétricas. Ou seja, para que as pessoas se divirtam, é necessário que haja foliões pedalando na plataforma. “É um sistema de energia limpa que evita a acumulação de resíduos poluentes, como pilhas e baterias”, explica o engenheiro Armelin.

(Pedal Sustentável/Divulgação)

Preocupado com a acessibilidade e com a mobilidade urbana, o Bloco do Pedal terá bicicletas especiais para crianças e cadeirantes, que poderão acionar o equipamento pelas mãos.

O Bloco do Pedal sairá nos dias 6 e 7 de fevereiro, na Vila Mariana. A expectativa é reunir mais de mil foliões.

(Fonte: BikeLegal)