Salvador instala primeiro teto verde em ponto de ônibus

(Divulgação)

Salvador instalou o primeiro teto verde em um de seus pontos de ônibus. Localizado na rua Arthur Azevedo Machado, o teto verde é composto por grama, plantas ornamentais e flores de espécies nativas, como a dedal-de-dama. Intitulado Ponto Verde, o projeto da Secretaria Municipal Cidade Sustentável objetiva transformar a espera pelo transporte coletivo em algo mais confortável para a população.  O que mostramos ser efetivo nesse post sobre a importância do verde no cenário urbano.

O telhado verde apresenta contribuição para o meio ambiente, pois ameniza os efeitos dos gases emitidos pelo transporte coletivo, além de diminuir até 5,3 graus Celsius a temperatura ambiente –  o que é ótimo para quem espera o ônibus no calor de Salvador. Assim como houve ganho de 15,7% em relação à umidade relativa do ar.

Além do teto verde, o espaço ao redor foi modificado. Um projeto paisagístico foi executado no local dando mais vida ao terreno, deixando o lugar mais bonito. A população poderá usufruir também de um Paraciclo, com o objetivo de integrar modais de transporte; da biblioteca do projeto Livros Livres, onde qualquer pessoa pode doar e receber livros, ou apenas pega-los para leitura; e de mais um Ponto de Entrega Voluntária de Materiais Recicláveis.

Esse é apenas o projeto-piloto da Secretaria Municipal Cidade Sustentável, que já declarou sua intenção de replicar a iniciativa em outros pontos de ônibus da capital, bem como em postos de prédios públicos. Que a iniciativa siga firme, forte e verde.

(Fonte: CicloVivo)