Madri restringirá tráfego de carros no centro da cidade

Gran Vía, em Madri: novo plano de combate à poluição prevê a restrição do tráfego de veículos (Foto: mallol/Flickr)

No Dia Mundial Sem Carro do ano passado, Madri fechou sua principal avenida para os carros durante quatro horas. Na época, a capital espanhola declarou que a experiência de ruas sem carros poderia se estender para vários dias. O plano que estava sendo pensado há meses pode entrar em vigor nas próximas semanas. “Pela primeira vez”, destaca reportagem do El País, “existe a possibilidade de proibir a circulação a todos os veículos de passeio quando a qualidade do ar estiver excepcionalmente ruim”.

A proposta está sendo discutida na Câmara de Vereadores e intenciona proibir a circulação de metade dos carros no centro da capital. O esquema de rodízio será coordenado pelo final par ou ímpar das placas dos carros. Táxis, motos e ciclomotores poderão circular normalmente. No entanto, em caso de poluição extrema, todos os carros particulares poderiam ser proibidos de circular, independentemente da placa.

“Por outro lado, em circunstâncias excepcionais (como no regresso de um feriado prolongado) as restrições poderiam ser suspensas mesmo que a qualidade do ar continue ruim”, explica a reportagem.