Travessia exclusiva para pedestres e ciclistas liga os distritos de Bronx e Manhattan em Nova York

Inauguração do Randalls Island Connector (Foto: Mathews Nielsen)

O distrito do Bronx, em Nova York, é separado de uma das principais áreas de lazer da cidade, o Randall’s Island Park, por uma faixa de água de poucos metros de largura. Mesmo com a pequena distância, a realidade é que muitos moradores do bairro jamais visitaram o parque – por conta da inexistência de um local de travessia que não comportasse apenas os carros.

Embora o projeto existisse desde os anos 1990, a situação mudou apenas em novembro de 2015, quando a cidade inaugurou o Randall’s Island Connector, a primeira travessia para pedestres e ciclistas que liga os distritos de Bronx e Manhattan.

Região do Randalls Island Park.

O investimento, de seis milhões de dólares, foi comemorado pelos moradores da área. Uma vez que áreas verdes e de lazer são consideradas cruciais para a saúde e a qualidade de vida da população, a mudança vai beneficiar os residentes locais, oferecendo-lhes um local que podem acessar facilmente para descansar, encontrar amigos ou se divertir. Para complementar a novidade, o New York Restoration Project, organização sem fins lucrativos, está arrecadando fundos para transformar a área nas laterais da travessia com árvores, jardins, arte urbana e espaços de convivência.

“Oferecer à população acesso de qualidade aos espaços públicos e áreas de lazer é essencial para construir uma cidade inclusiva e igualitária”, declarou Seth Meyers, supervisor do projeto, ao New York Times. Todos os anos, cerca de três milhões de pessoas visitam o parque, que existe desde a década de 1930. Agora, os quase um milhão de meio de moradores do Bronx poderão se juntar a esse grupo e usufruir do espaço sem dificuldade de chegar até ele.

 

 

(Fonte: New York Times)