Bloomberg Philanthropies lança desafio de 5 milhões de dólares às cidades da América Latina e Caribe

Promover o desenvolvimento de ideias inovadoras que efetivamente solucionem problemas importantes das cidades. Esse é o objetivo do Mayors Challenge 2016, desafio global da Bloomberg Philanthropies. A competição deste ano inclui um prêmio de 5 milhões de dólares e outros quatro prêmios de 1 milhão de dólares para outras quatro cidades que apresentarem ideias valorosas. A competição é um dos principais programas da fundação, com acesso a centenas de cidades nos Estados Unidos e Europa.

O Mayors Challenge após passar por Europa e América do Norte, nesta edição vai oportunizar que as cidades com 100 mil ou mais residentes na América Latina e Caribe possam concorrer. Poderão participar mais de 900 cidades nos seguintes países: Argentina; Bolívia; Brasil; Chile; Colômbia; Costa Rica; República Dominicana; Equador; El Salvador; Guatemala; Guiana; Haiti; Honduras; Jamaica; México; Nicarágua; Panamá; Paraguai; Peru; Uruguai; Suriname e Venezuela.

Primeiro, as cidades devem submeter uma inscrição inicial com sua melhor ideia para melhorar a forma como o governo trabalha e afetar positivamente a vida dos cidadãos. Em uma segunda etapa, as cidades selecionadas seguem como finalistas e recebem orientações e apoio de especialistas para fortalecer e ampliar sua ideia. Depois, os finalistas vão competir pelas premiações de milhões de dólares que vão ajudá-los a colocar em prática sua ideia inovadoras e participar de uma rede de inovações.

“Cidades de todo o mundo tem buscado inovações em políticas públicas e as cidades da América Latina e do Caribe têm se destacado nesse sentido. Expandir o Mayors Challenge para a América Latina e Caribe proporciona novas oportunidades de progresso para vários problemas que afetam as vidas dos cidadãos. Estamos ansiosos para ver as novas ideias que surgirão dos criativos líderes em toda a região”, disse Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg Philanthropies e prefeito da cidade de Nova York por três mandatos consecutivos.

As cidades que tem interesse em participar devem se cadastrar no site da premiação até 15 de março e manifestar seu interesse na disputa.

Bloomberg Philanthropies Launches 2016 Mayors Challenge from Bloomberg.org on Vimeo.

A primeira diretriz para as propostas é que, primeiro, busque resolver uma questão social ou econômica grave, que prejudique o desenvolvimento da cidade. Outro ponto importante é visar aprimorar os serviços de atendimento aos cidadãos Terceiro, precisam criar eficiência, fazer com que a administração municipal trabalhe mais e de modo mais ágil. Além disso, o incentivo ao envolvimento da população e garantir a transparência administrativa dos processos.