Bike Turista: alugue uma bicicleta e conheça Salvador

(Foto: Raphael Ribeiro)

A Prefeitura de Salvador lançou recentemente um projeto inédito no país, o Bike Turista. A estratégia do projeto piloto é aliar o potencial turístico, que representa 20% do PIB da cidade, aos investimentos que estão sendo feitos no sentido de fomentar a cultura da bicicleta. Desde 2013, quando a cidade lançou o Salvador Vai de Bike, está sendo efetuada a recuperação e ampliação de ciclovias, bem como a implantação de ciclofaixas.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike; o banco Itaú; a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA) e a empresa Compartibike, que realizará a operação do sistema. Um dos focos da iniciativa é aumentar a permanência dos turistas no sentido de reforçar a economia da cidade.

(foto: divulgação)

Agora, no início do Bike Turista, 13 hotéis receberão os postos de retirada das bicicletas. Os hotéis vão do Centro da cidade até o bairro de Stella Maris. A expectativa do Secretário Municipal de Cultura e Turismo é de que 1,8 milhão de turistas visite Salvador no verão 2015/2016. Se você é um deles, confira aqui onde retirar sua bike para conhecer melhor a cidade.