Do compromisso global às ações locais: Transforming Transportation 16 começa amanhã

O Transforming Transportation (#TTDC16), conferência anual co-organizada pela EMBARQ, iniciativa de mobilidade urbana do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, e pelo Banco Mundial e a ICT Global Practice, começa amanhã. Nos dias 14 e 15 de janeiro, na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA), estarão reunidos líderes na área do transporte e especialistas em desenvolvimento urbano dos governos nacionais e locais, bancos de desenvolvimento multilaterais, fundações, sociedade civil, instituições de pesquisa e empresas de todo o mundo.

O #TTDC16 acontece em momento oportuno, pois carrega a recente herança da COP 21, ocasião histórica em que 196 países assinaram um acordo para favorecer o ambiente político em relação aos objetivos assinalados para impedir o aquecimento global. 2016 será, portanto, um ano de extrema importância para a agenda global da tomada de decisões. Oportunidades significativas serão desdobradas para melhorar a mobilidade urbana sustentável e, consequentemente, a vida de bilhões de pessoas. O acordo originário de Paris, no entanto, não é suficiente no combate às mudanças no clima.

As ações locais são essenciais. Sabemos que os transportes são a principal fonte das emissões nas cidades e o setor que mais cresce nesse quesito, o que torna as cidades responsáveis por 70% de todas as emissões globais de gases do efeito estufa. O #TTDC16 vai complementar, portanto, os debates envolvendo o tema com sessões focadas, entre outros tópicos, na impulsão do desenvolvimento econômico sustentável nas cidades, na criação de ruas mais seguras para todos e na promoção do desenvolvimento urbano conectado.

WRI Brasil Cidades Sustentáveis no #TTDC16

O Diretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Luis Antonio Lindau, participará do painel “Building Compact Cities by Integrating Land Use and Transport Planning” [Construindo cidades compactas por meio da integração do uso da terra e o planejamento de transporte, em tradução livre]. No painel, Lindau apresentará o modelo de planejamento que promove a criação de cidades compactas, de alta densidade populacional, com diversidade de usos, serviços e espaços públicos, incentivando a mobilidade sustentável e a economia local. O WRI Brasil Cidades Sustentáveis é o desenvolvedor do Manual de Desenvolvimento Orientado pelo Transporte Sustentável, um guia para gestores públicos e planejadores urbanos sobre como planejar nos princípios do DOTS.

O painel será moderado por Victor M. Vergara, especialista urbano do Banco Mundial. Além do Diretor do WRI Brasil, estarão presentes: Luong Minh Phuc, Diretor do BRT na cidade de Ho Chi Minh; Sanjay Shukla, do Departamento de Habitação e Meio Ambiente de Chhattisgarh; e Coordenador do PLAMUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, Guilherme Medeiros.

Acompanhe o evento

Acompanhe o evento ao vivo, disponível a partir de amanhã neste link, e fique sabendo das experiências compartilhadas por especialistas de todo o mundo sobre transporte sustentável. Os relatos dos painéis serão registrados no TheCityFix.com e no TheCityFixBrasil.com. Ainda, durante os painéis, a transmissão será feita através da #TTDC16. Acesse nosso Twitter e Facebook e fique por dentro de tudo.