Pesquisa apresenta o perfil do ciclista brasileiro em 2015

No final de 2015, o Vá de Bike divulgou que rapidez e praticidade são os principais motivos para os novos ciclistas urbanos. A sustentabilidade e a redução de emissões são fatores secundários para a maioria das pessoas que adota a bicicleta como meio de transporte. Esses foram os dados revelados pela pesquisa “Perfil do Ciclista Brasileiro 2015”, produzida pela Transporte Ativo.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistados mais de 5 mil ciclistas em dez diferentes cidades brasileiras. Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O gráfico abaixo apresenta os principais destinos urbanos dos ciclistas brasileiros.

 

Dados revelados

Alguns dados interessantes foram expostos pela pesquisa, um deles é que o impacto ambiental, o fator saúde, ou o barateamento do custo de transporte não faz parte da motivação inicial para 42,9% dos ciclistas entrevistados. A rapidez e praticidade, no entanto, são apresentadas como fatores primários para os novos ciclistas urbanos. Outro dado impactante é que, 61,8% dos entrevistados começaram a usar a bicicleta há menos de 5 anos. O que evidencia a propulsão desse meio de transporte no período. Belo Horizonte é uma dessas cidades em que 79,8%, (8 em cada dez ciclistas) pedalam há menos de 5 anos. Em todas as capitais o número de ciclistas que pedala 5 dias por semana atinge um número positivo. em Belo Horizonte e Manaus chega a ultrapassar os 70%.

Mais informações:

Acesse a pesquisa na íntegra, aqui.