#EspacoODS: como os jovens brasileiros podem criar um futuro mais sustentável

Em Recife. (Foto: Cacá Meirelles)

Ano novo, metas globais. Os jovens se deram conta de que pular as sete ondas e mentalizar pedidos para o próprio umbigo na Virada do ano já não fazem sentido. O mundo está sofrendo com as consequências do abuso excessivo do ser humano, as mudanças climáticas e pede ajuda urgente. Nós, jovens, somos os principais responsáveis em mudar o jogo através de atitudes imediatas e da força coletiva das redes sociais.

Foi por isso que o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+) e o Programa de Voluntários das Nações Unidas no Brasil (UNV Brasil) criaram o #EspacoODS, um site voltado para jovens do país todos compartilharem experiências e ações alinhadas aos 17 Objetivos ao Desenvolvimento Sustentável da ONU, anunciados em setembro do ano passado. São diretrizes claras de como governos, sociedade civil e empresas podem atuar para fomentar um futuro mais justo, igualitário e saudável para todos.

No recém-lançado site, os participantes podem enviar vídeos, fotos e participar de fóruns sobre como implantar os ODS em nível local e o que as suas próprias comunidades e cidades já estão fazendo. A ideia é inspirar e empoderar jovens agentes transformadores e disseminadores de informação para construir caminhos ao desenvolvimento global sustentável.

Pelos próximos quinze anos nós estaremos bem ocupados, cuidando do nosso Planeta. Acredito que é uma boa resolução para 2016. E você?

Participe do #EspacoODS e mostre como sua cidade pode ser a mudança!