Costa Rica chega a 99% de energia renovável na eletricidade em 2015

(Foto: Instituto Costarriquenho de Turismo/Divulgação)

O caminho para a geração global de energia renovável parece longo, mas alguns países mostram que é possível um abastecimento de eletricidade pleno a partir de fontes alternativas. Esse é o caso da Costa Rica, que atingiu 99% de geração de energia de forma limpa em 2015.

A riqueza de fontes de energia renováveis é um ponto forte para que isso aconteça: 80% da produção vêm de hidrelétricas, graças a um grande sistema fluvial e pesadas chuvas tropicais. O resto é composto por energia geotérmica, eólica, biomassa e solar. De acordo com o Instituto Costarriquenho de Eletricidade, embora tenha sido um ano seco, o país manteve suas metas e o objetivo de se tornar neutro em carbono até 2021.

Com o resultado do ano, os cidadãos da Costa Rica foram beneficiados com uma redução de 12% no custo da energia. A expectativa é de que os gastos reduzam ainda mais no futuro.

Em 2014, a Costa Rica gerou 89,7% de sua energia de fontes renováveis e os apenas 10,3% restantes vieram de fontes de combustíveis fósseis.

(Fonte: treehugger)