De 2015 para 2016, seguimos trabalhando por cidades mais sustentáveis

Equipe do WRI Brasil Cidades Sustentáveis no encerramento do Congresso Internacional Cidades & Transportes (Foto: Luke Garcia/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

2015 foi um ano de muitos desafios, mas também de oportunidades.

Ao longo de dez anos, a EMBARQ Brasil trabalhou com as cidades brasileiras para tornar realidade o transporte sustentável. Depois de uma década, ampliamos nossas áreas de atuação e somos agora o WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Mudamos, crescemos e abraçamos novos desafios, incorporando outros tópicos importantes para as cidades: mobilidade e desenvolvimento urbano sustentáveis, energia, resiliência, governança, saúde e segurança viária.

Anunciamos a mudança na tarde do dia 9 de setembro, durante a Cúpula de Prefeitos. Organizado para marcar nossos dez anos de trabalho no Brasil, o evento reuniu lideranças visionárias que reinventaram suas cidades e hoje são exemplos de vontade política. Ken Livingstone (Londres), Jaime Lerner (Curitiba), Mary Jane Ortega (San Fernando), Enrique Peñalosa (Bogotá) e Sam Adams (Portland) compartilharam as histórias, barreiras e vitórias que os elevaram ao patamar de líderes transformadores.

Cúpula de Prefeitos (Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

O Congresso Internacional Cidades & Transportes, também parte das comemorações de aniversário da EMBARQ Brasil, reuniu mais de 140 palestrantes de 19 países. Ao longo de três dias de conversas, encontros, trocas de experiência e conhecimento, mais de mil pessoas passaram pela Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Os debates foram enriquecedores, e os aprendizados compartilhados permanecerão com aqueles que tiveram a oportunidade de acompanhar esses momentos.

Um ano pela mobilidade sustentável

Em 2015, já começamos o ano colhendo as recompensas do investimento em mobilidade sustentável. Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro venceram o Transport Award 2015. Ainda que aos poucos, é animador testemunhar a melhora do cenário brasileiro. A vitória das três capitais brasileiras é um resultado das boas práticas em mobilidade sustentável e do comprometimento das cidades em qualificar o ambiente urbano. O reconhecimento internacional atesta a excelência do trabalho e deixa nova inspiração para que cada vez mais cidades repliquem essas ações.

No TheCityFix Brasil, lançamos ao projeto Nossa Cidade. Com a colaboração e a expertise dos especialistas do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, trouxemos assuntos relevantes para a construção de ambientes urbanos mais sustentáveis. Calçadas, espaços públicos, DOTS, mudanças climáticas, bicicletas, COP 21 e GDV foram os assuntos de 2015. O post de lançamento do projeto, “Os oito princípios da calçada“, foi o mais lido do ano!

As três faixas de uma calçada bem dimensionada (Foto: Luísa Schardong/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Em maio, completamos quatro anos de blog e colocamos na rua mais uma ação de aniversário! Inspirados pelo espírito “vai lá e faz”, lançamos a campanha #SomosCityFixers e convidamos grandes CityFixers brasileiros a contar, em vídeos rápidos, como transformam o potencial em ações práticas de impacto nas cidades. Ao longo de todo o nosso mês de aniversário, contamos com as participações de Carla Link, JP Amaral, Gabriela Callejas, Daniel Guth, Marcio Nigro, Guilherme Tampieri e Natália Garcia.

 

 

De São Paulo, acompanhamos a inauguração da esperada ciclovia da Avenida Paulista. Nossa fotógrafa, Mariana Gil, registrou um momento simbólico para a mobilidade sustentável na maior cidade brasileira. Foi também em São Paulo que vimos os resultados de nosso trabalho em segurança viária. Depois do lançamento, em maio, do estudo “Impactos da redução dos limites de velocidade em áreas urbanas”, a capital paulista reduziu os limites de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê.

(Foto: Mariana Gil/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

Finalmente, para encerrar 2015, acompanhamos diretamente de Paris os debates da área aberta da COP 21. O papel das cidades no combate às mudanças climáticas foi reconhecido pela ONU e, cada vez mais, os centros urbanos se mostram prontos para assumir a responsabilidade e agir para reduzir emissões. Confira a cobertura completa do TheCityFix Brasil na COP 21:

(Foto: Priscila Pacheco/WRI Brasil Cidades Sustentáveis)

O ano foi movimentado e desafiador, mas termina repleto de momentos que fizeram valer a pena cada dia de trabalho. Para 2016, esperamos continuar juntos, crescendo cada vez mais para ajudar as cidades brasileiras na construção de um futuro mais sustentável, igualitário e justo.

Feliz Ano Novo!