Três iniciativas tecnológicas para melhorar São Paulo

Conheça três notícias recentes que mostram como São Paulo está aplicando o uso de tecnologias distintas para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos.

 

  • Chips em bueiros

Prevendo as enchentes de verão que atingem a capital paulista, a prefeitura realizou a instalação de sensores em cerca de mil bueiros. Instalados nas laterais das bocas de lobo, os chips emitem alertas quando se apresentam obstruções para a passagem de água da chuva no local. Depois, as informações são transmitidas para uma central de monitoramento, que encaminha uma equipe para resolver o problema. Os sensores foram instalados em 287 pontos de alagamento.

Segundo reportagem do Estadão, a instalação dos chips foi prevista pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, por conta da intensidade prevista para o fenômeno El Niño, que assume a perspectiva de chuvas acima da média histórica até abril de 2016, além de altas temperaturas e ventos fortes.

(Foto: Lauro de Freitas)

  • Trocando lixo por passagens

(divulgação)

Instaladas em estações de metrô em São Paulo, máquinas permitem que você leve garrafas e latas para trocar por pontos convertidos em passagens para o bilhete único. A Retorna Machine foi criada pela empresa Triciclo. A máquina funciona com um programa de fidelidade que computa os depósitos de material reciclável como pontos. A cada 100 pontos é possível trocar por créditos no bilhete.

  • Dados de táxis serão usados para controlar o trânsito

A iniciativa começará com a nova frota de táxis pretos que São Paulo pretende implantar. A partir desse monitoramento, a prefeitura terá acesso a dados capilares do trânsito paulista, como a velocidade, tráfego em tempo real e problemas nas ruas. O monitoramento acontecerá por meio dos aplicativos de táxis como 99táxis e EasyTaxi. A administração da cidade terá acesso aos dados de embarque e desembarque, trajeto dos taxistas, tempo das viagens e avaliação dos usuários, mas isso não está agradando muito as empresas que gerenciam esses aplicativos. Clique aqui para saber mais.