Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Nossa Cidade: o papel da articulação das cidades na era das mudanças climáticas

(Imagem: COP 21/Reprodução)

As cidades são responsáveis por aproximadamente 70% das emissões relacionadas a energia, de acordo com relatório do IPCC. A grande quantidade de emissões nessas áreas se deve não somente à energia necessária para abastecimento dos centros urbanos, mas porque se localizam ali a maioria das indústrias e mercados consumidores. Tendo isso em vista, é inegável a importância do papel desempenhado por líderes locais e regionais, como prefeitos e governadores.

Leia mais →

 

2. Planejamento urbano e mobilidade sustentável: uma questão de tempo? 

(Foto: George Redgrave/Flickr)

Incentivar o uso dos transportes não motorizados e dos transportes públicos como alternativa aos automóveis é uma questão central na busca de um  desenvolvimento mais sustentável. Assim, muitos países implementaram políticas com o objetivo de influenciar a escolha modal da população e buscar um sistema de mobilidade mais eficiente e menos poluente. Nesse contexto, verificou-se que iniciativas focadas somente em investimentos nos sistemas de transporte não resultavam em mudanças rápidas para modos menos poluentes e novas políticas foram mobilizadas para encorajar as pessoas a optarem pela bicicleta, caminhada ou transportes públicos.

Leia mais →

 

1. Projeto de mapas mentais resgata nossa capacidade de encontrar caminhos sem usar o GPS 

(Foto: Archie Archambault/Reprodução)

Como uma moradora descreveria as ruas de seu bairro? Como ficou nossa percepção dos diferentes locais de uma cidade depois do GPS? Uma pesquisa do Centro de Ciência Cognitiva da Universidade de Freiburg, na Alemanha, indica que o uso constante do GPS e dos mapas digitais tem prejudicado nossa capacidade de criar mapas mentais dos lugares onde vivemos. A dependência que desenvolvemos de algumas das facilidades oferecidas pela tecnologia de fato interfere no funcionamento de nossos cérebros.

Leia mais →