Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Rio de Janeiro terá sistema de carros elétricos compartilhados

(Foto: Nico Kaiser/WikiCommons)

O município do Rio de Janeiro, seguindo o modelo de Amsterdã e Paris – e de testes brasileiros, realizados em Curitiba e Recife – promete fôlego ao número de veículos movidos a energia elétrica no país. A capital do turismo brasileiro está elaborando uma licitação para um sistema de 100 carros elétricos compartilhados, que ficarão localizados em 25 estações e funcionarão no mesmo sistema do BikeRio.

Leia mais →

 

2. Estudo projeta o que aconteceria com cidades costeiras com o aquecimento do planeta em 4ºC

(Imagem: Climate Central/Reprodução)

Nos últimos dias foram divulgadas inúmeras chamadas noticiosas preocupantes. Por exemplo, que a temperatura do planeta subiu, pela primeira vez, desde a Revolução Industrial, mais de 1ºC. Ritmo inédito provocado pela emissão de gases de efeito estufa. Atrelado a isso, um estudo sobre as consequências do inevitável aquecimento global foi divulgado neste final de semana, apenas três semanas antes do início da Conferência do Clima de Paris (COP21).

Leia mais →

1. São Paulo implanta faixa exclusivas para pedestres

Faixa verde exclusiva para pedestres, na Av. Liberdade em São Paulo (Foto: CET/Reprodução)

Depois do amplo investimento na construção de vias exclusivas para os ciclistas, em setembro deste ano São Paulo começou a testar uma nova infraestrutura urbana: as faixas exclusivas para pedestres. A intervenção consiste em uma faixa de meio metro de largura, com pintura antiderrapante e acompanhada por outros elementos de sinalização, como segregadores, balizadores e tachas refletivas, e funciona como uma extensão da calçada.

Leia mais →