Top 3: os posts mais lidos da semana

3. ShareFest POA 2015: O impacto dos modelos de planejamento na relação das pessoas com a cidade

Atividades se estenderam ao longo de todo o domingo (25), reunindo centenas de pessoas no Vila Flores (acima) e na Casa de Pandora, em Porto Alegre (Foto: Sheila Uberti – ShareFest Porto Alegre/Flickr)

A colaboração e o trabalho em rede são agentes capazes de transformar a maneira como nos relacionamos com as cidades. Esse foi o centro da discussão no diálogo Cidade para quem?, que reuniu painelistas com diferentes experiências para um debate plural sobre a relação das pessoas com suas cidades, sob enfoque do desenvolvimento urbano sustentável. A conversa aconteceu no ultimo domingo (25), quando Porto Alegre recebeu o ShareFest POA 2015.

Leia mais →

 

2. Mudança de cenário para os veículos elétricos no Brasil

(Foto: Bruno Takahashi Carvalhas de Oliveira/WikiMedia)

Uma das barreiras que impedem o Brasil de eliminar seus veículos poluentes é a falta de incentivo em diversas áreas. Existe, sim, tecnologia nacional. Assim como há tecnologia estrangeira se instalando no país e incentivo indireto de outros países, o cenário de veículos brasileiros ainda é altamente poluente. Dois projetos, entretanto, estão voltados a aumentar os números de veículos movidos a energia elétrica no país.

Leia mais →

 

1. Gotemburgo lança linha de ônibus elétricos e de alta tecnologia

Gotemburgo investe em novo sistema de transporte coletivo, com ônibus elétricos que rodam à base de eletricidade gerada exclusivamente por fontes renováveis (Foto: ElectriCity/Reprodução)

Gotemburgo, na Suécia, está trabalhando para se tornar referência em mobilidade inovadora e sustentável. Com o projeto ElectriCity, a cidade une o setor industrial, pesquisadores e a sociedade civil no trabalho por um objetivo comum: construir as condições necessárias para um sistema de transporte coletivo atrativo, desenvolvendo e testando novas soluções para a próxima geração do transporte sustentável.

Leia mais →