Gotemburgo lança linha de ônibus elétricos e de alta tecnologia

Gotemburgo investe em novo sistema de transporte coletivo, com ônibus elétricos que rodam à base de eletricidade gerada exclusivamente por fontes renováveis (Foto: ElectriCity/Reprodução)

Gotemburgo, na Suécia, está trabalhando para se tornar referência em mobilidade inovadora e sustentável.

Com o projeto ElectriCity, a cidade une o setor industrial, pesquisadores e a sociedade civil no trabalho por um objetivo comum: construir as condições necessárias para um sistema de transporte coletivo atrativo, desenvolvendo e testando novas soluções para a próxima geração do transporte sustentável.

Uma delas e a Rota 55.

Lançada em junho deste ano, a linha é a primeira de ônibus elétricos de Gotemburgo. Inicialmente, são três veículos elétricos e outros sete híbridos que operam a base de energia renovável. Entre outras facilidades, os passageiros podem recarregar celulares a bordo dos ônibus e embarcar e desembarcar em estações fechadas. Silenciosos e não poluentes, os ônibus da Rota 55 fazem parte de uma das linhas mais modernas do mundo. O vídeo abaixo, parte da campanha do projeto, mostra a gravação de uma música no interior de um dos veículos da frota. Em movimento, o ônibus não emite ruídos e é possível ouvir nitidamente a música cantada pelos passageiros.

 

 

A Rota 55 é uma parte central do ElectriCity, que também está desenvolvendo e testando novos sistemas de paradas, gerenciamento de tráfego, segurança e abastecimento de energia. A iniciativa abre novas possibilidades para o planejamento urbano, colocando o transporte coletivo como foco das ações para qualificar a mobilidade urbana.

“A ElectriCity e a Rota 55 são provas concretas de como Gotemburgo está se transformando em uma cidade mais aberta, densa e sustentável com espaços públicos atraentes e uma vida urbana rica. O projeto também demonstra nossa ambição e estratégia para atrair experiência e desenvolver colaboração entre diferentes setores”, diz Anneli Hulthén, diretora do Poder Executivo Municipal de Gotemburgo em release oficial.

O projeto foi criado para atrair investimentos que ajudem a reduzir o impacto ambiental do setor de transportes e estimular a ação conjunta entre gestão municipal, indústria, academia e sociedade. Mais do que isso, trata-se de uma mudança estrutural: a maneira como as pessoas se locomovem em uma cidade impacta diretamente a qualidade de vida. Ao investir em sistemas inovadores de transporte coletivo, a fim de atrair novos usuários, Gotemburgo dá um passo à frente rumo a um futuro mais sustentável.

(Fonte: ElectriCity)