Top 3: os posts mais lidos da semana

3. IPTU a serviço do desenvolvimento sustentável

Telhado verde na Prefeitura de Chicago (Foto: Tony TheTiger/Wikimedia Commons)

Atribuir aos impostos elementos que incentivem os munícipes a adotar práticas ambientais sustentáveis, como aproveitamento da água da chuva e reuso da água servida, pode ser uma forma de estabelecer resultados. Em São Paulo, na última semana, foi anunciado que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) poderá oferecer reduções de até 12% nas taxas para os donos de imóveis que adotarem práticas sustentáveis. O projeto pretende a alteração na lei vigente e será encaminhado à Câmara dos Vereadores.

Leia mais →

 

2. BRTdata: 197 cidades no mundo investem em infraestrutura de prioridade ao ônibus

Sistemas BRT e corredores dedicados ao ônibus estão em 197 cidades do mundo (Foto: Programa de Aceleração do Crescimento/Flickr)

Outubro chegou para aumentar os números de sistemas BRT e corredores com prioridade para o ônibus em operação atualmente. De acordo com os dados mais recentes do BRTdata.org, 32,8 milhões de pessoas são beneficiadas diariamente por 404 corredores dedicados ao ônibus, distribuídos em 197 cidades e somando, juntos, 5.246 quilômetros.

Leia mais →

 

1. Amsterdã transforma cais poluído em espaço de lazer e convivência

Cais revitalizado em Amsterdã (Foto: De Ceuvel/Reprodução)

Gradativamente esquecidas, áreas públicas de muitas cidades deixam de ser espaços de convivência e de circulação de pessoas e se tornam locais degradados e associados à poluição ou à falta de segurança. Revitalizar esses espaços é um dos primeiros passos para transformar as cidades em ambientes mais humanos. Em Amsterdã, um exemplo é a Ceuvel Volharding.

Leia mais →