SOLUTIONS lança nova série de seminários online sobre mobilidade urbana sustentável

Série mostra os impactos das opções de transporte sustentável nas cidades (Foto: Claudia Regina/Flickr)

Ações que ajudem a promover uma mobilidade urbana mais sustentável são fundamentais para transformar as cidades em lugares mais seguros e humanos. Em muitos casos, no entanto, faltam diretrizes técnicas para quem tem o poder de implementar essas mudanças.

Projeto SOLUTIONS está lançando uma série de seminários online gratuitos sobre mobilidade urbana, a fim de proporcionar conhecimento técnico para profissionais do setor e demais interessados em tornar o transporte nas cidades mais sustentável. Entre os meses de novembro e dezembro, cinco seminários serão ministrados por especialistas do SOLUTIONS, abordando tópicos que vão desde o transporte de mercadorias até a elaboração de planos de mobilidade urbana sustentável.

 

Fique atento ao cronograma:

Logística Urbana
Data e horário: 3 de novembro, às 12 horas
Apresentado por Laetitia Dablanc, Diretora de Pesquisa do Instituto Francês de Ciência e Tecnologia, o primeiro seminário tem como foco o transporte de mercadorias dentro da cidade e o impacto que gera em termos de congestionamento, poluição e ruídos. O webinar discutirá os desafios impostos pela logística de transportes e que soluções podem ser aplicadas para melhorar a qualidade desse serviço nas cidades.
Inscreva-se aqui.

Veículos elétricos para cidades com ar mais limpo
Data e horário: 13 de novembro, às 12 horas
Hanna Hüging, Pesquisadora do Instituto Wuppertal para Clima, Ambiente e Energia, fala a respeito dos veículos elétricos como alternativa sustentável aos carros tradicionais, a fim de reduzir as emissões de poluentes. A conversa oferece conhecimento introdutório sobre veículos elétricos e orientações para estimular seu uso nos centros urbanos a partir de exemplos bem sucedidos em diferentes cidades do mundo.
Inscreva-se aqui.

Planos de Mobilidade Urbana Sustentável
Data e horário: 18 de novembro, às 12 horas
Com apresentação de Tim Durant, consultor da Rupprecht, o seminário vai explicar como o conceito de mobilidade urbana sustentável vai além do planejamento tradicional de transportes. Mais do que isso, precisa do engajamento da população e dos atores envolvidos e de coordenação política entre autoridades e equipes de trabalho. O diálogo traz uma visão geral do conceito de planos de mobilidade sustentável e propõe uma discussão coletiva com os participantes a respeito de como bons exemplos podem ser transferidos e adaptados a diversos contextos urbanos.
Inscreva-se aqui.

Transporte Público Sustentável
Data e horário: 3 de dezembro, às 12 horas
O representante do Departamento de Sistemas de Transporte da EMBARQ México, Saúl Alveano, fala sobre duas maneiras de melhorar e ampliar sistemas de transporte público sustentável nas cidades: o BRT (Bus Rapid Transit) e os veículos limpos. Entre os tópicos de discussão estão: tecnologia, relação custo benefício, exemplos relevantes e métodos de identificar as necessidades de longo prazo de uma cidade no que tange o transporte coletivo.
Inscreva-se aqui.

Veículos elétricos leves por cidades mais limpas
Data e horário: 8 de dezembro, às 12 horas
No último webinário da série, a apresentação de Annick Roetynck, Gerente de Veículos Elétricos Leves da AVERE (Associação Europeia para Eletromobilidade), é focada nos impactos que a substituição dos carros convencionais por veículos elétricos leves pode trazer para as cidades. O que esses veículos podem fazer pelo transporte urbano, como integrá-los à rede de uma cidade e quais são os obstáculos estão entre as questões previstas para a discussão.
Inscreva-se aqui.