BRTdata: 197 cidades no mundo investem em infraestrutura de prioridade ao ônibus

Sistemas BRT e corredores dedicados ao ônibus estão em 197 cidades do mundo (Foto: Programa de Aceleração do Crescimento/Flickr)

Outubro chegou para aumentar os números de sistemas BRT e corredores com prioridade para o ônibus em operação atualmente. De acordo com os dados mais recentes do BRTdata.org, 32,8 milhões de pessoas são beneficiadas diariamente por 404 corredores dedicados ao ônibus, distribuídos em 197 cidades e somando, juntos, 5.246 quilômetros.

No último mês, duas novas cidades entraram para a lista de centros urbanos onde a população pode contar com sistemas de prioridade ao ônibus: Uberaba, no Brasil, e Yichang, na China. Na cidade mineira, 68 mil passageiros – o equivalente a 21,3% da população – são atendidos todos os dias por cinco quilômetros de corredores dedicados.

Uberaba (Fonte: BRTdata.org)

A cidade chinesa, por sua vez, investiu no Yichang BRT. Com 13 quilômetros de corredores, o sistema transporta 240 mil pessoas por dia, ou uma parcela de 22,8% da população.

Yichang (Fonte: BRTdata.org)

Todos os meses, o BRTdata é atualizado com novos dados e informações de cidades de todas as partes do mundo, o que faz da plataforma um banco de dados global de sistemas BRT e corredores dedicados ao ônibus. Além de pesquisa, a ferramenta oferece ao usuário a possibilidade de comparar as informações de diferentes sistemas por meio de gráficos gerados pelo site.

O BRTdata foi desenvolvido a partir da parceria entre quatro organizações globais: Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e WRI Cidades, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).

Clique aqui para acessar a apresentação com os últimos números do sistema.