Amsterdã transforma cais poluído em espaço de lazer e convivência

Cais revitalizado em Amsterdã (Foto: De Ceuvel/Reprodução)

Gradativamente esquecidas, áreas públicas de muitas cidades deixam de ser espaços de convivência e de circulação de pessoas e se tornam locais degradados e associados à poluição ou à falta de segurança. Revitalizar esses espaços é um dos primeiros passos para transformar as cidades em ambientes mais humanos.

Em Amsterdã, um exemplo é a Ceuvel Volharding. A área abrigava um cais que, com o tempo em desuso, tornou-se um espaço poluído e abandonado da cidade. Para revitalizar o local, foi aberto um concurso, e os vencedores criaram um projeto inovador unindo conceitos de urbanismo e sustentabilidade.

Reciclagem e manutenção da vegetação local foram diretrizes-chave no processo de revitalização da área. A partir de ações simples, como a reutilização das antigas houseboats (as casas-barco, famosas na região) e a limpeza do solo através da própria vegetação, o projeto transformou o cais no hoje chamado De Ceuvel, reconhecido como uma das experiências de urbanismo mais inovadoras e sustentáveis na Europa.

 

 

Localizada ao lado do canal Van Hasselt, a área tornou-se um espaço para empreendedores, iniciativas sociais e de lazer. Uma delas é o Ceuvel Café. Financiado coletivamente, o empreendimento abriu as portas no verão de 2014 e hoje é uma das atrações do local, reunindo, além de alimentação, apresentações teatrais, exposições, música ao vivo e até cinema. A ideia é que, no futuro, o espaço também venda vegetais orgânicos produzidos localmente.

Com o uso de técnicas de fitorremediação, que consiste no uso de espécies de plantas purificadores, capazes de limpar o solo, a poluição ainda existente deve ser revertida. As houseboats, por sua vez, foram transformadas em ateliês equipados com um sistema de aquecimento sustentável, telhados verdes e painéis solares.

Já mundialmente reconhecida pelo uso da bicicleta como meio de transporte, Amsterdã é agora a cidade de um dos mais ricos exemplos de sustentabilidade e inovação em processos de revitalização de áreas urbanas. Mais uma iniciativa da capital holandesa para inspirar cidades no mundo inteiro.

(Foto: De Ceuvel/Reprodução)

(Foto: De Ceuvel/Reprodução)

(Foto: De Ceuvel/Reprodução)

(Fontes: De Ceuvel, Hypeness)