Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Madri: plano de combate a poluição restringe circulação de carros em diversas ocasiões

Gran Vía, em Madri: novo plano de combate à poluição prevê a restrição do tráfego de veículos (Foto: mallol/Flickr)

No Dia Mundial sem Carro, Madri fechou sua principal avenida para os carros durante quatro horas. Nesse período, a Gran Vía teve todo seu espaço dedicado às pessoas – a pé, em bicicletas ou no transporte coletivo. A novidade, agora em outubro, é que a experiência de ruas sem carros poderá se estender para vários dias.

Leia mais →

 

2. El Niño pode ser o mais quente dos últimos 65 anos

(Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas)

Diante de uma primavera com ares de verão, já estamos preparados – ou pelo menos nos preparando – para um verão intenso. As previsões incitam a imaginação ao nível que podem chegar os termômetros denominando o conhecido fenômeno El Niño como El Niño monstro ou Super El Niño. Temperaturas que ultrapassem os 40ºC poderão ser vistas por vários dias seguidos nos locais tradicionalmente mais quentes como Rio de Janeiro, Piauí e Tocantins. Meteorologistas apontam que os termômetros podem registrar calor até 4ºC acima da média.

Leia mais →

 

1. 82 prefeitos da Região Metropolitana de Montreal unem-se no planejamento metropolitano

(Foto: City Clock Magazine/Flickr)

Na Região Metropolitana de Montreal, 82 prefeitos uniram-se para desenvolver um planejamento conjunto, a fim de transformar a região em um centro urbano mais integrado e sustentável. O processo envolveu encontros e debates para compartilhar e fortalecer modelos de governo mais eficientes para regiões metropolitana. Agora, para que o objetivo se concretize, os gestores municipais estão aplicando práticas bem-sucedidas de outros países e desenvolvendo ferramentas próprias para alavancar a governança regional.

Leia mais →