Friday Fun: No dia delas, crianças participarão de escolinha de bike

Adquirimos conhecimento sobre os malefícios que os meios de transportes podem causar ao meio ambiente e como isso implica numa pior qualidade do ar. Sabemos também como isso se volta diretamente para o nosso bem-estar e o das próximas gerações. É, portanto, cada vez mais importante fomentar a consciência sobre os diferentes meios de transporte para as crianças, tarefa de mães, pais e professores. A mobilidade, pouco a pouco, entra na agenda escolar e nas conversas familiares.

O sistema de compartilhamento de bicicletas do Itaú é conhecido em diversas capitais brasileiras. No dia das crianças, próxima segunda-feira (12), o banco promove, em parceria com o CompartiBike, uma oficina para os pequenos. Crianças de sete cidades brasileiras poderão pedalar nas bicicletas laranjas na Escolinha Bike, projeto que tem como foco crianças de 2 a 7 anos de idade e que tem o objetivo ensinar aos pequenos como andar de bike em centros urbanos de forma segura, colocá-los em contato com a rotina do trânsito e suas regras e lidar de forma harmoniosa com a questão da mobilidade urbana para auxiliá-los no desenvolvimento de seus papeis como cidadãos.

(Reprodução/Itaú)

A oficina acontecerá simultaneamente, entre 9h e 16h, nas sete regiões brasileiras com a presença das bicicletas ‘laranjinhas’: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Após o pontapé inicial neste Dia das Crianças, a Escolinha Bike será realizada todos os finais de semana, durante três meses, em diferentes locais nas praças que contam com o sistema de compartilhamento de bikes do Itaú. Serão nove edições mensais, totalizando 27 encontros com as crianças, seus pais e os professores.

Para participar, os pais e/ou responsáveis da criança devem retirar uma senha no local onde a Escolinha Bike estará instalada no dia. Esta senha, válida apenas para o dia vigente, permitirá que o aluno participe de uma das turmas com 20 vagas disponíveis a cada hora. A participação é gratuita.

As turmas serão divididas em dois tipos: bike balance, para crianças de 2 a 5 anos, e bikes aro 12 e aro 16, para crianças de 3 a 7 anos, totalizando 65 vagas. Ao final da atividade, as crianças habilitadas receberão seu certificado de minicondutor infantil.

(foto: Dennis Bratland/WikiMedia)

“A Escolinha Bike é um projeto inovador, que se inspira em experiências internacionais e traz para o Brasil a oportunidade de crianças que ainda não pedalam entrarem em contato com a bicicleta desde cedo. Precisamos começar a mudança cultural pelas crianças”, afirma Tomás Martins, Diretor da Compartibike.

Confira abaixo o local onde a oficina vai acontecer em cada cidade: