Conheça as Metas Globais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade do Desenvolvimento Sustentável. É isso que propõe o conjunto de metas globais intitulado “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que será lançada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada entre os dias 25 e 27 de setembro de 2015.

Antes de saber mais, vale a pena assistir o vídeo feito pela ONU que explica o que é o desenvolvimento sustentável.

Renovação da parceria mundial

A agenda é fruto de discussões lideradas pelos 193 Estados-membros das Nações Unidas e sociedade civil, na Assembleia Geral da ONU, onde puderam negociar suas contribuições. O objetivo do material é refletir novos desafios de desenvolvimento e está diretamente ligado ao resultado da Rio+20 – a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – que foi realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro, Brasil.

Mais de 160 lideranças de Estado e de Governo – entre elas a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff –, membros da sociedade civil, setor privado e grupos religiosos se reunirão para conhecer os objetivos da agenda. Todos os Estados membros das Nações Unida assinarão o documento no sentido de adotá-la para a plena implementação.

Entre as lideranças religiosas, está confirmada a presença do Papa Francisco, que recentemente emitiu uma declaração encíclica pedindo ao mundo para buscar o desenvolvimento sustentável.

As Metas Globais

Entre os tópicos da Agenda, estão questões como desigualdade, consumo, biodiversidade, industrialização, proteção social, oportunidades de trabalho, saúde e educação. De acordo com o documento, o fim da pobreza deve ser paralelo ao crescimento econômico, sem deixar de lado a atenção às mudanças climáticas e proteção ambiental.

Ao assiná-lo, as lideranças mundiais se comprometerão com as 17 Metas para alcançar, nos próximos 15 anos, 3 objetivos: Erradicar a pobreza extrema; Combater a desigualdade e a injustiça; e conter as mudanças climáticas.

É possível acessar cada um dos objetivos, só clicar.

Sabemos, entretanto, que para atingir pleno alcance, não basta que aconteça uma renovação da parceria mundial entre os líderes. É importante que todos saibam da existência das Metas Globais e suas fundamentações.

“Você não consegue lutar por seus direitos se não souber quais são eles. Você não consegue cobrar os líderes globais a fazerem o que precisa ser feito se você não souber o que está cobrando deles.”, é uma das frases destacadas na página das metas – onde o material está separado em tópicos ao alcance de todos.

É nítido o comprometimento da ONU com a criação de materiais explicativos, como o vídeo abaixo que resume as #MetasGlobais