É amanhã: Cúpula de Prefeitos apresentará soluções para as cidades

Acompanhe ao vivo em: cidadesetransportes.org

 

Rio de Janeiro, 9 de setembro de 2015 – Cada vez mais os prefeitos precisam de apoio e de novas ideias para alavancar projetos que tornem as cidades mais inclusivas e sustentáveis. Para inspirar lideranças municipais a avançarem nessa direção, o WRI Brasil Cidades Sustentáveis promove a Cúpula de Prefeitos, com a presença de Ken Livingstone (Londres/ING), Enrique Peñalosa (Bogotá/COL), Mary Jane Ortega (San Fernando/FIL), Jaime Lerner (Curitiba/BR) e Sam Adams (Portland/EUA), reconhecidos internacionalmente pelos resultados alcançados nas suas gestões. Os ex-prefeitos compartilharão suas experiências de como venceram a burocracia, o pessimismo e a descrença para desenvolver projetos sustentáveis nas cidades.

A Cúpula contará também com a participação do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.  O moderador será Andrew Steer, presidente do World Resources Institute (WRI).  O evento acontece no dia 9 de setembro, das 14h às 17h30, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro.

“Os líderes e as temáticas abordadas vão inspirar prefeitos brasileiros a pensar em cidades para todos e no desenvolvimento sustentável. Histórias inspiradoras, de gestores públicos que enfrentaram obstáculos poderosos, mostram que é possível fazer já. As decisões de hoje terão impacto no amanhã, na vida destas e das futuras gerações”, afirma Luis Antonio Lindau, Diretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

ASSISTA AO VIVO A PARTIR DAS 14H

Confira também a cobertura completa e junte-se ao debate:

 

Conheça os ex-prefeitos

Ken Livingstone, ex-prefeito de Londres

 

Foi prefeito de Londres de 2000 a 2008 e colocou em prática uma série de iniciativas na cidade como a ampliação de espaços públicos para uso de pedestres, a melhoria do serviço de transporte público e corredores prioritários aos ônibus. Dentre suas iniciativas mais conhecidas, uma ganhou maior destaque por ter transformado a mobilidade de Londres e influenciado cidades em todo o mundo: a taxação de congestionamento (congestion charge).

 

Enrique Peñalosa, ex-prefito de Bogotá

O ex-prefeito de Bogotá, Colômbia, acredita que o transporte urbano não é uma questão de conveniência e economia, mas sim de justiça e equidade. Construiu 250 km de ciclovias, implementou o BRT TransMilenio – que hoje transporta mais de 2 milhões de pessoas por dia –  e reduziu drasticamente os índices de criminalidade na capital colombiana.

 

Mary Jane Ortega, ex-prefeita de San Fernando

Prefeita da cidade de San Fernando, nas Filipinas, por três mandatos consecutivos (1998-2007). Foi agraciada com inúmeros prêmios durante seu período no comando da Prefeitura, entre eles, por definir uma estratégia de desenvolvimento para a cidade. Realocou populações afetadas pelas mudanças climáticas e mostrou que as mulheres também sabem governar, em um país com fortes referências masculinas.

 

Sam Adams, ex-prefeito de Portland

Cientista político, Sam Adams é ex-prefeito de Portland, Oregon, EUA. Durante seu mandato, assegurou que a sustentabilidade fosse integrada em todas as esferas municipais de tomada de decisão. Liderou uma coalizão de líderes governamentais, empresariais e da sociedade civil para criar Plano de Ação Climática de Portland. É atualmente diretor da Iniciativa Climática do WRI nos Estados Unidos.

 

Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba

Prefeito de Curitiba três vezes, Jaime Lerner transformou a cidade em referência global de sustentabilidade. Na década de 70, Lerner criou uma nova modalidade de transporte, os corredores prioritários de ônibus, conhecidos com BRT, mais baratos do que o metrô, mas com eficiência semelhante.

Sobre o WRI Brasil Cidades Sustentáveis

Ao completar 10 anos, o WRI Brasil | EMBARQ Brasil torna-se o WRI Brasil Cidades Sustentáveis. Nosso desafio é extrapolar a atuação em transportes e atingir resultados ainda mais transformadores. O WRI Brasil Cidades Sustentáveis trabalha para transformar grandes ideias em realidade. Desenvolve projetos de impacto real, com foco em mobilidade, desenvolvimento urbano, segurança viária, água, energia e clima para melhorar a vida de milhões de pessoas nas cidades brasileiras.

Integra o programa global WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis, formado por mais de 200 profissionais em escritórios no Brasil, México, Índia, China,Turquia e Estados Unidos. O programa visa influenciar mais de 200 cidades até 2019, para que elas se tornem mais acessíveis, saudáveis e equitativas.

O WRI (World Resources Institute) é uma instituição internacional de pesquisa que transforma grandes ideias em ações que integram meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano.

 

Informações para a imprensa: CDN Comunicação

www.releasedigital.com.br/wri-brasil

Carolina Bellei (55 21) 3626-3763 / carolina.bellei@cdn.com.br

Fábio Augusto (55 21) 3626-3780 / fabio.augusto@cdn.com.br

Fernanda do Valle (55 21) 3626-3726 / fernanda.valle@cdn.com.br