Friday Fun: Conheça as patovias

Share the space, drop your pace – compartilhe o espaço, diminua o passo, em português – é o nome da campanha que promoveu a pintura de uma linha no chão com o objetivo de conscientizar a população que frequenta os ambientes na beira dos canais de água do Reino Unido sobre a necessidade de ter atenção com os patos para reforçar as regras de convivência. Isso mesmo, patos.

A autoria da campanha é da Canal & River Trust, ONG que se responsabiliza por fazer a manutenção dos canais. Um dos objetivos da organização é fazer com que tais espaços sejam sempre agradáveis. É garantida a presença de ciclistas, pedestres, caiaques e patos.

Assustados com a bicicleta

Em 2014, mais de 400 milhões de visitas foram feitas a estes calçadões na beira dos rios (números que não contam os patos). É bastante gente para ignorar uma melhor gestão do tráfego. Lugares como esses podem servir de antídoto para o estresse do mundo moderno, mas é preciso não esquecer dos animais que estão ali curtindo suas vidas perto da água. Como patos são menores e mais vulneráveis que bicicletas e pessoas, a ONG decidiu pintar a faixa ao redor dos canais da Inglaterra e do País de Gales para permitir a passagem dos patos com segurança. A faixa foi batizada de “patovia”.

A iniciativa funciona mais como uma campanha de conscientização para incentivar ciclistas e pedestres a serem mais atenciosos com os animais que circundam pela região, afinal, os patos não se preocupam muito em obedecer os espaços designados para eles, como mostra a foto abaixo.

(Fotos: divulgação/The Canal & River Trust)