Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Nossa Cidade: a evolução dos sistemas bikeshare

(Foto: LesHaines/Flickr)

Em 1965, foi lançado em Amsterdã aquele que é considerado o primeiro sistema bikeshare na história. O Witte Fietsen (em inglês, White Bikes) consistia em bicicletas brancas nas ruas, disponíveis para as pessoas utilizarem. Sem mecanismos de pagamento ou segurança, as bicicletas acabaram danificadas e/ou roubadas, e o projeto logo deixou de existir. A experiência não ajudou o conceito bikeshare a se fortalecer na época, mas, em contrapartida, foi o primeiro passo do caminho que trouxe ao que hoje entendemos como programas de compartilhamento de bicicletas.

Leia mais →

 

2. Das ideias à implementação: como fomentar a participação pública efetiva

(Foto: Leandro Ciuffo/Flickr)

Em muitas cidades, a tomada de decisão é um processo tradicionalmente top-down: gestores públicos regulam, cidadãos seguem. No Brasil, por exemplo, muitos cidadãos apenas participam da governança local a cada quatro anos, ao votar nas eleições. Depois que os candidatos são eleitos, cidadãos têm pouca oportunidade de contribuir com as políticas públicas ou saber o que os eleitos estão fazendo por sua cidade.

Leia mais →

 

1. Fronteiras do Pensamento: o individualismo e a ‘desurbanização’ das cidades 

(Foto: Diogo Pires Ferreira/EMBARQ Brasil)

Concebido em 2006, o Fronteiras do Pensamento vem se consolidando a cada ano como um evento de referência devido a sua magnitude, a participação de renomados intelectuais contemporâneos e a qualidade de seus debates. Na edição deste ano, o Fronteiras do Pensamento traz a temática Como viver juntos, e convida pensadores internacionais de diversos campos do conhecimento para debater as formas de cooperação e solidariedade da nossa sociedade.

Leia mais →