Luchtsingel: financiamento coletivo transformando a cidade

 

(Foto: Ossip van Duivenbode)

O financiamento coletivo, ou crowdfunding, é uma ferramenta poderosa para tornar boas ideias realidade. Todos os dias, projetos culturais, produtos inovadores e grandes realizações e transformações urbanas, como o projeto Cidades Para Pessoas e o parque High Line, em Nova York, saem do papel graças à vontade de pessoas que apostam e investem em tais ideias.

Uma delas é a Luchtsingel, ponte de pedestres construída em Rotterdam com o crowdfunding. Idealizada pela sociedade civil, a infraestrutura ganhou apoiou público e privado para virar realidade.

A ponte foi construída no distrito de Hofplein, área antes vibrante e cheia de atividades e pessoas, mas deixada em desuso e obsoleta com o passar do tempo. A vontade de retomar a vida nesse local fez com que o projeto, criado pelo escritório ZUS fosse apoiado pela iniciativa I We You Make Rotterdam, e ganhasse adeptos que financiaram parte dele.

O sonho de muitos fez uma nova realidade urbana. Mais que um local de passagem, a Luchtsingel traz uma série de usos à comunidade de Rotterdam. A passarela de madeira tem 400 metros de extensão e conecta as regiões central e norte da cidade. Ao mesmo tempo que aproxima locais, catalisa a atividade social e econômica.

Foram seis fases de construção, a primeira iniciada em 2012 e a última planejada em 2014. Além da passagem de pedestres, tem uma horta urbana, um parque para recreação e atividades culturais, agricultura e quadras esportivas. Vale lembrar que a iluminação é sustentável.

Assista ao vídeo para entender mais:

De acordo com o ZUS, escritório de arquitetura responsável pelo projeto, a Luchtsingel reflete a nova visão de cidade, seu caráter evolutivo com novos instrumentos de desenho e financiamento. Vale lembrar que, embora o parque High Line tenha sido viabilizado por financiamento coletivo, ele estava sobre uma ferrovia já existente. A ponte, por sua vez, é a primeira infraestrutura urbana no mundo construída com este recurso.

“I We You”

Para cativar pessoas a tornar a ideia da ponte de pedestres em realidade, foi criada a campanha “I We You Make Rotterdam”. Com uma cota de 25 euros, financiadores ganhariam seu nome impresso numa das estacadas de madeira da passarela. A cidade também destinou recursos para sua construção.

Veja mais fotos:

(Foto: Ossip van Duivenbode)

(Foto: Ossip van Duivenbode)

(Foto: Ossip van Duivenbode)

Nomes impressos na madeira são dos financiadores do projeto (Foto: wim hoppenbrouwers/Flickr)

(Foto: han santing/Flickr)