Experiências em transporte coletivo de cidades brasileiras serão apresentadas em conferência no Chile

A Conferência Internacional em Transporte de Superfície de Passageiros, a Thredbo 2015, terá sua 14ª edição sediada em Santiago, no Chile, no Ritz-Carlton Hotel. As atividades começam no domingo, 30 de agosto, e seguem até a quinta-feira, 3 de setembro.

O diretor-presidente da EMBARQ Brasil, Luis Antonio Lindau, participará do evento junto com o Engenheiro de Transportes na EMBARQ Brasil Guillermo Petzhold. A Rede EMBARQ também será representada pelo Diretor de Pesquisa e Planejamento, Dario Hidalgo.

Os representantes  da EMBARQ Brasil apresentarão três artigos sobre casos de cidades brasileiras:

Belo Horizonte

(Foto: Mariana Gil/ WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

Especialistas do WRI Brasil | EMBARQ Brasil irão apresentar o artigo From planning to implementation: the successful case of Belo Horizonte’s bus massive transit network* (Do planejamento à implantação: o caso de sucesso da rede de ônibus de transporte de massa de Belo Horizonte, em tradução livre).

MOVE (sistema BRT – Bus Rapid Transit da capital mineira) tem 23 km de corredores exclusivos aos ônibus rápidos de alta capacidade  e ajudou a transformar a maneira como os belo-horizontinos se deslocam, oferecendo mais conectividade, conforto e confiabilidade aos usuários do sistema de transporte público da cidade. O projeto foi viabilizado através de múltiplas reuniões, estudos, planejamento e obras no intuito de melhorar a vida da população de Belo Horizonte. Para que isso acontecesse, a prefeitura da cidade e a EMBARQ Brasil assinaram em 2010 o Termo de Cooperação Técnica que resultou em diversos projetos implantados na cidade.

*Artigo elaborado por Luis Antonio Lindau, Daniela Facchini, Nívea Oppermann, Brenda Medeiros Pereira, Ariadne Amanda Barbosa Samios e Guillermo Petzhold.

Rio de Janeiro

(Foto: Mariana Gil/WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

O artigo Mega Events and the Transformation of Rio de Janeiro into a Mass-Transit City* (Mega eventos e a transformação do Rio de Janeiro em uma cidade de transporte de massa, em tradução livre) é focado na experiência carioca. 

A rede BRT (Bus Rapid Transit) do Rio de Janeiro atende 9 milhões de pessoas e economiza 7,7 milhões de horas a cada mês. Cada ônibus dos corredores operantes – TransOeste (56 km) e TransCarioca (39 km) – substitui 126 carros em média, resultando numa redução em emissões de dióxido de carbono de 38% nestes corredores. A cidade aspira tornar seu BRT o melhor sistema do país até 2018 e vai inaugurar o corredor TransOlímpica em 2016 em apoio às locações chave para os Jogos Olímpicos e para prover conectividade com os corredores já existentes.

*Artigo elaborado por Luis Antonio Lindau, Guillermo Petzhold, Virginia Tavares e Daniela Facchini.

Brasília

(Foto: Mariana Gil/WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

Será abordado o artigo Transforming bus transit in Brasilia: from conventional bus lines to a BRT integrated system* (Transformando o transporte por ônibus em Brasília: de linhas convencionais ao sistema integrado de BRT, em tradução livre).

O sistema BRT de Brasília, já em operação, contará ao todo com quatro corredores: Eixo Sul; Eixo Norte, Eixo Oeste e o Sudoeste, resultando em 150 km de corredores dedicados. Em operação completa, o sistema atenderá 600 mil pessoas, com viagens entre Gama, Santa Maria e o Plano Piloto. O WRI Brasil | EMBARQ Brasil é parceiro de Brasília e apoiou o projeto com uma série de ações para qualificar a concepção e implantação do sistema

*Artigo elaborado por Luis Antonio Lindau, Cristina Albuquerque, Magdala Arioli e Daniela Facchini.

Sobre a Conferência

Criada em 1989, na cidade de Thredbo, na Austrália, a série de conferências Thredbo é um importante fórum internacional sobre transporte público que reúne, a cada dois anos, pesquisadores, responsáveis por políticas públicas, estudantes, operadores de sistemas de transporte, entre outros especialistas ligados à temática de transporte de todo o mundo.

A programação das sessões de Thredbo é composta por palestras, apresentações de artigos e mesas de debate. Os dados apresentados na série de eventos de Thredbo passam a ser referência internacional para o aprofundamento das investigações e a posta em prática de políticas públicas.

Na 13ª Conferência, por exemplo, a pesquisa realizada pela EMBARQ “Exhaust emissions of transit buses: Brazil and India case studies” foi publicada no Research in Transportation Economics (Elsevier).

No Chile, a organização da conferência é do Departamento de Transporte de Engenharia e Logística da Pontificia Universidad Católica de Chile e do Bus Rapid Transit Centre of Excellence. A organização garante manter o alto nível de qualidade da série de conferências. Tendo em vista que é o retorno do Thredbo para a América do Sul, depois de 14 anos, a organização acredita que será uma ótima oportunidade para discutir os problemas locais dentro de uma perspectiva global ao mais alto nível e com contribuintes de prestígio.

Para conferir a programação completa, clique aqui.