Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Ônibus na linha

(Foto: Maria Fernanda Cavalcanti/WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

Conheci em Cambridge, a 90 km de Londres, um serviço de transporte público realizado por ônibus, sobre o leito de uma ferrovia abandonada. Onde passava o trem trafegam agora ônibus modernos e confortáveis, equipados até com tomadas para carregar celulares. Um luxo. O modelo adotado é muito parecido com o ferroviário, a diferença é o veículo utilizado — mais adequado às necessidades de viagens existentes e mais flexível também a ajustes futuros, provocados por novas demandas.

Leia mais →

 

2. Rua de Porto Alegre ganha “pedestrovia”

(Foto: Prefeitura de Porto Alegre)

O coração da cidade de Porto Alegre é famoso pelas ruelas estreitas, onde quem não quer andar em meio aos carros esbarra nas tantas pessoas que transitam por ali. Por uma circulação mais segura e, por que não dizer, agradável, Porto Alegre está começando a mudar. A prefeitura, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), iniciou o projeto piloto Ruas Para Pessoas, no intuito de ampliar o espaço para pedestres no Centro Histórico.

Leia mais →

 

1. A lógica das Marginais: por que reduzir o limite de velocidade não prejudica e sim beneficia os motoristas de São Paulo

(Foto: Mariana Gil/WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

A recente redução dos limites de velocidade das Marginais acendeu discussões acaloradas sobre os motivos, os benefícios e a eficácia da decisão. Desde argumentos sobre a falada indústria das multas, até ao fato de comparar São Paulo com países desenvolvidos, até ao fato de que pedestres não devem andar na Marginal, até o fato de que se a pista fosse de melhor qualidade, não haveria razão para tal.

Leia mais →