Friday Fun: quatro patas no transporte coletivo

No metrô de Nova York, donos podem levar seus bichos. (Foto: Dan Nguyen/Flickr)

Os pets são considerados parte da família e são tratados quase como humanos por muitas pessoas que – como eu – não vivem sem o melhor amigo de quatro patas. Mas eles sofrem uma série de restrições, proibidos de entrar em diversos estabelecimentos e, é claro, no transporte coletivo não seria diferente.

Projetos de lei que tentam aprovar os bichinhos no ônibus ou metrô são polêmicos. Para uns, é natural que, se devidamente transportados numa caixa de transporte, os pets de pequeno e médio porte possa embarcar no transporte com seus donos. Nada mais justo, afinal, que o direito de ir e vir de transporte coletivo seja exercido na companhia do bichinho. Para outros, o transporte público não é lugar de cão e gato, por questões sanitárias e de conforto das pessoas e dos animais.

O assunto gera opiniões contrárias, mas algumas cidades pelo mundo já consideram natural que os seres de quatro patas acompanhem seus donos para onde quer que seja. Conheça quatro cidades onde isso é permitido:

São Paulo

A capital paulista aprovou neste ano uma lei que permite a entrada de pets no transporte coletivo. Para embarcar, o bichinho deve ter menos de 10 km e ser transportado numa caixa ou bolsa de transporte adequada. Sem esquecer que em horário de pico – das 6h às 10h e das 16h às 19h, pet não embarca.

Porto Alegre

As exigências para o embarque de animais domésticos na capital gaúcha visam garantir a saúde de todos. Para levar o bichinho, donos devem apresentar carteira de vacinação atualizada, com as vacinas antirrábica e polivalente. Cães e gatos devem pesar no máximo 10 km e estar em caixas ou bolsas de transporte. O limite de animais por veículo é quatro, e os horários permitidos são das 10h às 16h e das 21h às 6h.

Paris

O transporte público parisiense aceita pets, desde que de pequeno porte e dentro de bolsas ou caixas. Se o bichinho estiver solto ou for maior que o aceitável, é aplicada uma multa ao dono.

Nova York

Animais domésticos são aceitos no transporte público operado pela Metropolitan Transportation Authority (Long Island Railroad, Long Island Bus e NYC Bus e Subway na caixa de transporte. Para transportar o bichano de coleira, são aceitos apenas os de pequeno porte.