Print Friendly, PDF & Email
Rua de Porto Alegre ganha “pedestrovia”

(Foto: Prefeitura de Porto Alegre)

O coração da cidade de Porto Alegre é famoso pelas ruelas estreitas, onde quem não quer andar em meio aos carros esbarra nas tantas pessoas que transitam por ali.

Por uma circulação mais segura e, por que não dizer, agradável, Porto Alegre está começando a mudar. A prefeitura, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), iniciou o projeto piloto Ruas Para Pessoas, no intuito de ampliar o espaço para pedestres no Centro Histórico.

Na semana passada, a rua Doutor Flores ganhou a primeira “pedestrovia”, uma estrutura similar à de ciclovia, só que para pedestres junto à calçada.  O espaço tem 1,5m de largura e fica no lado esquerdo do fluxo de veículos da Doutor Flores.

Além desta, as ruas Vigário José Inácio e Marechal Floriano também receberão as faixas exclusivas para quem anda a pé nas vias públicas. A ideia é formar um quadrilátero com a rua dos Andradas de forma a priorizar o transporte a pé, uma vez que são locais de intensa circulação. Vale lembrar que a estrutura, demarcada por tachões, será definitiva no ano que vem, quando as calçadas devem ser alargadas.

A rua Doutor Flores, acima, é a primeira via a ganhar pedestrovia. Medida piloto vai virar permanente no ano que vem, quando calçadas serão alargadas. (Foto: Google Maps)

Centro também ganhará Zona 30

Espaços mais amplos para pedestres são apenas o começo da mudança. Seguindo o exemplo de cidades do mundo desenvolvido, na Alemanha, Suécia, França e Bélgica, o centro de Porto Alegre ganhará uma Zona 30, tudo para garantir a segurança da maioria dos usuários daquele espaço: os pedestres.

As intervenções já começaram, com as “pedestrovias”, e o encontro da Doutor Flores com a Otávio Rocha ganhou novas faixas de segurança e pinturas “pare” no asfalto. Além disso, um refúgio para que a travessia seja menor e mais segura foi implantado no local. Veja a foto:

(Foto: Prefeitura de Porto Alegre)

Ao todo, haverá cinco áreas de limite de 30 km/h na capital rio-grandense.Reforço por lombadas físicas, pinturas no asfalto, faixas de travessias de pedestres elevadas, além de estreitamento de pista para veículos estão previstos no projeto. Saiba mais.

Com informações da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Print Friendly, PDF & Email

One Response to “Rua de Porto Alegre ganha “pedestrovia””

Add your response