Top 3: os posts mais lidos da semana

3. A motorizada Berlim e suas enormes ruas e avenidas – onde também pedalam pessoas de todas as idades

(Foto: Guilherme Tampieri)

Sair de Bremen e pedalar em qualquer outra cidade pode ser difícil. Com seus 25% de deslocamentos feitos por bicicletas, Bremen nos deixa, no mínimo, ‘mal’ acostumados. Todavia, desembarcar em Berlim, a capital alemã, e fazer parte dos 13% de pessoas que se deslocam de bicicleta diariamente é uma experiência bastante agradável.

Leia mais →

 

2. Nossa Cidade: quais são as nações mais poluentes do mundo?

(Foto: World Bank Photo Collection/Flickr)

Cento e noventa nações, um só futuro. A COP 21, Conferência do Clima das Nações Unidas que ocorrerá em dezembro na França, deve selar um acordo universal de ação climática a fim de manter o aquecimento global abaixo dos 2ºC. A participação e o comprometimento de 190 países de todos os cantos do mundo, reunidos em Paris, será a chave para que o novo marco climático, em substituição ao Protocolo de Kyoto em 2020, vislumbre um futuro de baixo carbono para a sobrevivência da terra.

Leia mais →

 

1. Portland e a boa saúde econômica e ambiental

Portland, no estado americano de Oregon, aposta no desenvolvimento de baixo carbono para prosperar e garantir um futuro sustentável e eficiente. (Foto: Ian Sane/Flickr)

Com o passar dos anos, à medida que população e empregos aumentam em Portland (EUA), as emissões de gás carbônico diminuem. As curvas divergentes entre população e emprego e emissões não são mera sorte, ou coincidência. Ainda em 1993, Portland foi a primeira cidade norte-americana a desenvolver um plano de ação climática e, de lá para cá, uma série de ações de mitigação conjuntas entre governos, organizações e indivíduos vêm ocorrendo. No horizonte, a meta é reduzir 80% das emissões de gás carbônico até 2050.

Leia mais →