BRTdata: mais de 5.100 km de corredores dedicados ao ônibus espalhados pelo mundo

(Foto: Mariana Gil/WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

O BRTdata, banco de dados global atualizado mensalmente, oferece acesso a dados, fotos e mapas de corredores de sistemas BRT e de prioridade ao ônibus de todas as partes do mundo. Os números mais recentes da plataforma foram lançados hoje e mostram que que esses sistemas continuam a se fortalecer, na medida em que um número crescente de cidades passa a investir no modal, oferecendo à população uma opção de transporte coletivo com mais qualidade.

Em um mês, duas novas cidades, um novo corredor e 25 quilômetros a mais. Conforme indicado pelo BRTdata.org, 32,4 milhões de passageiros em 194 cidades são beneficiados diariamente por 5.112 quilômetros de corredores dedicados. No total, 396 corredores dedicados ao ônibus ajudam a tornar o transporte coletivo mais rápido e eficiente, melhorando a qualidade de vida, a produtividade, a saúde e a segurança de milhões de pessoas.

(Fonte: BRTData.org)

De junho para cá, Juárez, no México, e Subang Jaya, na Malásia, entraram para a lista de cidades que beneficiadas por sistemas de prioridade ao ônibus.

Página do sistema de Juárez, México (Fonte: BRTdata.org)

Página do sistema de Subang Jaya, Malásia (Fonte: BRTdata.org)

No BRTdata, é possível pesquisar em uma extensa rede de dados como esses e compará-los por meio de gráficos gerados pelo sistema. A plataforma foi desenvolvida a partir da parceria entre quatro organizações globais: Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e WRI Cidades, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).

Clique aqui para acessar a apresentação com os últimos números do sistema.