Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Nossa Cidade: cidades pela ação climática

Mudanças climáticas são o grande desafio da nossa era e, embora necessitem de ações holísticas, contam com grande aliado: cidades. (Foto: Mariana Gil/WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

As mudanças climáticas deixaram de ser exclusivamente objeto científico e passam cada vez mais a entrar nos noticiários e rodas de conversa. Nas duas últimas semanas, pelo menos 1,2 bilhão de católicos, além de pessoas de todas as crenças pelo mundo, ouviram sobre a Encíclica ambiental lançada pelo Papa Francisco em apelo ao desenvolvimento de baixo carbono. Em setembro, a pauta também será discutida no Congresso Internacional Cidades & Transportes, no Rio de Janeiro.

Leia mais →

 

2. Subsidiar o transporte público ou não, eis a questão

Subsídio à tarifa do transporte público faz sentido, se feito de forma inteligente, buscando fontes externas e alternativas de financiamento. (Foto: lpcmidst0128/Flickr)

Subsidiar a tarifa dos usuários do transporte coletivo parece uma ótima ideia, e frequentemente há boas razões econômicas para tal. Em todos os países industrializados e em desenvolvimento, sistemas de transporte urbano são subsidiados com recursos públicos para continuar operando. Isso soa ainda melhor se o subsídio alcança certos grupos, como estudantes, idosos, ou comunidades de baixa renda. Por exemplo, Bogotá, na Colômbia, dá subsídio a indivíduos de baixa renda, pessoas com deficiências e idosos, e está planejando ampliar o benefício aos estudantes, conforme uma proposta recentemente aprovada pelo Conselho Municipal.

Leia mais →

 

1. Inaugurou: conheça a ciclovia da Av. Paulista!

(Foto: Mariana Gil/WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

Milhares de pessoas se reuniram nesse domingo para celebrar a grande conquista para todos os cidadãos da maior cidade da América Latina: a ciclovia da Avenida Paulista. Agora, a principal avenida da capital serve pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo e carros. Virou um espaço democrático, com opções de mobilidade para todos. Nossa fotógrafa, Mariana Gil, esteve na cidade e registrou tudo de perto. Confira as fotos!

Leia mais →