As rotatórias mais singulares do mundo

Contribuição de Ana Camila Vieira. Originalmente publicado em Habitíssimo.

 

Inventadas por uma inteligência superior ou por uma força do mal, como preferirem. As rotatórias são elementos com as quais os condutores estão obrigados a lidar diariamente. Destinadas a agilizar o tráfico em um cruzamento de ruas, converteram se em uma construção iconográfica das estradas. As rotatórias reproduzem-se ao redor do mundo inteiro. É por isso que hoje em Habitissimo propomos oferecer uma amostra das mais curiosas para vocês.

Monumento ao Gummy Bear, a famosa bala de ursinho (Boadilla, Espanha)

(Foto: satanismylord)

O acesso urbanização de Las Encinas de Boadilla del Monte está guardada, desde o ano 2006, por um urso verde de 7 metros. Obra do escultor Eladio de Mora, que se auto denomina um “artista provocador de sorrisos”, é basicamente uma bala de gelatina em formato de Ursinho de uma conhecida marca. Sorrisos… precisamente, foi o que com certeza provocou a escultura nos habitantes da urbanização. Mas é claro isso foi só até a hora em que perceberam que aquilo não era uma brincadeira.

A rotatória impossível (Swindon, UK)

(Foto: reddit)

“The magic roundabout” nomearam no Reino Unido esse labirinto asfáltico situado na localidade de Swindon. Pesadelo dos condutores novatos, a rotatória abriga cinco “rotatorinhas” extras em seu interior. Sua singularidade, sem sombras de dúvida eleva as discussões sobre quem tem prioridade para pegar uma ou outra saída para uma terceira, quarta ou quinta dimensão….

Nueva York em Murcia (Cartagena, Espanha)

(Foto: forocoches)

Pergunta: O que leva alguém a enterrar uma estátua da liberdade em escala em uma rotatória de Murcia? Vai saber… mas o caso é que existe mais concretamente na cidade de Cartagena. Pra um cinéfilo talvez possa se tratar de uma homenagem ao filme Planeta dos Macacos ou Independece Day. O que não sabemos é, nesse caso, por que existe um carro branco nessa homenagem. Ainda que não seja difícil pensar que esse carro branco tenha sido colocado ali e não forme parte da montagem original.

A maior do mundo (Putrajaya, Malásia)

(Foto; google maps)

Sim, existem rotatórias que de tão grandes chegam a ser intermináveis, apostamos que essa que vemos a seguir parecerá eterna para você. Não em vão, a de Putrajaya é considerada como a maior rotatória do mundo. E esse título parece ser bem merecido: seus 3,5 quilômetros de diâmetro da abrigo para a segunda residência do presidente da Malásia,aos jardins de Petra Perdana e ao hotel de luxo Putrajaya Sangri-la. O nome oficial, além disso é quase tão quilométrico como a própria rotatória: Persiaran Sultan Salahuddin Abdul Aziz Shah.

A rotatória subterrânea (Vallavik, Noruega)

(Foto: fitnesswellnessworld)

Nem em seu início localizado em Eide, nem em seu final, situado em Vallavik, o túnel que leva o nome desse segundo município parece diferente de qualquer outro. No entanto, esconde em seu interior uma solução arquitetônica pouco comum para situar-se em baixo da terra: uma rotatória construída com o objetivo de unir a estrada Nacional 13 da Noruega com a ponte Hardanger.

Curiosa homenagem a Van Gogh (Zundert, Holanda)

(Foto: delacourtvanbeek)

(Foto: delacourtvanbeek)

As homenagens ao filho pródigo são um mundo em cada cidade. Alguns levantam estatuas, outros colocam placas e existem outros muito mais originais que dedicam rotatórias. Assim aconteceu na cidade holandesa de Sundert, uma pequena cidade da Bravante e local de nascimento de Vincent Van Gogh. No entanto, a graça do assunto está no fato de que dedicaram quatro rotatórias que, uma por uma não tem sentido nenhum, mas quando montadas uma junto com a outra formam a assinatura de Van Gogh.

Rotatórias inúteis (Espanha)

(Foto: vice)

O território espanhol está cheio de exemplos de falta de planejamento, de entendimento ou de escrúpulos. E isso pode ser comprovado no grande número de rotatórias totalmente desnecessárias que existe no país. De fato, algumas como as que mostramos a seguir, não somente são desnecessárias como também totalmente inúteis e fruto do desperdício do dinheiro público.

Reprodução por mitose (Michigan, USA)

(Foto: aaroads)

Ignoramos a necessidade de construir duas rotatórias uma perto da outra. De fato, a julgar por sua forma e aspecto das mesmas, até parece que ali ocorreu uma reprodução por mitose. Não se descarta que o ciclo vital segue seu curso e que Michigan se cubra inteiramente de rotatórias em pouco tempo….

Uma rotatória somente para ciclistas (Eindhoven, Holanda)

(Foto: lockerdome)

Devido ao fato de que essa rotatória está idealizada para proteger os ciclistas, poucas pistas mais são necessárias para adivinhar onde estão localizadas: Holanda. Mas concretamente em Eindhoven, onde foi inaugurada no ano de 2012. Muito mais além de aliviar o transito, a ideia que busca essa plataforma elevada circular é de guardar a integridade dos ciclistas, sempre desamparados diante aos veículos motorizados.