Friday Fun: os melhores espaços públicos do mundo

Espaços públicos são muito mais que praças, parques e as ruas da cidade. Promover verdadeiras transformações urbanas, revitalizar comunidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas são algumas das importantes funções que eles exercem na vida urbana.

O Urban Open Space Award foi criado para reconhecer esses espaços, elegendo todo ano um espaço público que tenha promovido melhorias nas comunidades em que estão inseridos e sejam de qualidade. Enquanto o grande vencedor não é revelado, conheça os seis finalistas da premiação:

Marina Bay, Singapura

(Foto: Erwin Soo/Flickr)

Localizada no coração de Singapura, Marina Bay traz uma interessante combinação entre moradia, trabalho e lazer. A área foi progressivamente recuperada ao longo de 40 anos a partir da década de 70, para que o distrito de negócios crescesse em torno da orla urbana. É uma zona vibrante que mistura os usos comercial, residencial, hoteleiro e de lazer. Bem servida de transporte coletivo, é um ‘pulmão verde’ na cidade.

 

Millenium Park, Chicago

(Foto: Juan Carlos Martin/Flickr)

O Millenium Park foi inaugurado em julho de 2004, numa parceria entre a prefeitura de Chicago e a comunidade filantrópica Millenium Park Foundation (MPF). Fica numa área de 16 acres construída sobre dois estacionamentos subterrâneos, estação de trem e via de ônibus, tornando-se uma das maiores paisagens sobre “telhados públicos” nos Estados Unidos. Concertos, jardins, áreas de lazer, patinação no gelo, festivais, feirinhas, arte interativa – tudo com acesso gratuito – disponível para residentes e turistas.

 

Myriad Gardens, Oklahoma

(Foto: Ed Schipul/Flickr)

Entre 2009 e 2011, a cidade de Oklahoma, a Fundação Myriad Gardens e a Aliance para o Desenvolvimento Econômico investiram 42 milhões de dólares para transformar por completo o Myriad Gardens. Com os recursos, a área totalmente inutilizada virou um parque com jardins completamente redesenhados que melhoraram a qualidade de vida e promoveram o renascimento de toda a cidade.

 

Thousand Lantern Lake Park System, GuangDong – China

(Foto: Divulgação)

O parque representa para a cidade um sucesso de infraestrutura que é parte de uma abordagem estratégica de transformação urbana ao longo dos últimos 15 anos. É um exemplo em desenvolvimento orientado pelas pessoas, e fornece soluções criativas para atrair pessoas para o seu recém-construído zona financeira high-tech.

 

Tongva Park and Ken Genser Square, Santa Monica

(Foto: Divulgação)

Moldado por ampla participação pública, o projeto cria uma série contemporânea e transformadora de jardins e espaços ativos que redefiniram e interligaram o centro de Santa Monica.

 

Washington Canal Park, Washington DC

(Foto: Divulgação)

Localizado num antigo estacionamento de ônibus escolares, este parque do tamanho de três quadras está ao longo de um canal da capital americana. O jardim funciona como um sistema integrado de águas pluviais que economiza 1,5 milhão de litros de água potável por ano à cidade.