Google cria empresa para melhorar as cidades

(Foto: Roman Kruglov/Flickr)

Se o Google resolvesse os problemas urbanos tão bem quanto resolve os digitais, o mundo estaria a salvo?

Prepare-se, pois é justamente essa a ambição da gigante da internet, que acaba de anunciar uma empresa nova em folha para atuar na interseção entre os mundos digital e real. É a Sidewalk Labs, cuja missão é melhorar a vida nas cidades através da tecnologia.

As novas tecnologias mudaram totalmente o mundo dos negócios, do acesso à informação, da educação e da vida – há recursos e aplicativos para praticamente tudo. No entanto, os maiores desafios urbanos, como a mobilidade urbana, o transporte eficiente, o custo de vida, o uso de recursos naturais e a eficiência do governo até agora têm sido mais difíceis de resolver.

Por isso, a Sidewalk Labs vai desenvolver produtos, plataformas e parcerias para progredir nessas áreas.

Dan Doctoroff, ex CEO da Bloomberg LP e ex vice-prefeito de desenvolvimento econômico e reconstrução de Nova York, é o CEO da nova empresa. “Estamos no início de uma transformação histórica nas cidades. Num momento que preocupações com igualdade urbana, custos, saúde e meio ambiente, transformar a tecnologia de forma inovadora vai tornar as cidades mais eficientes, responsivas, flexíveis e resilientes. Esperamos que a Sidewalk desempenhe um grande papel no desenvolvimento de produtos tecnológicos, plataformas e infraestruturas avançadas que poderão ser implementada em escala nas cidades de todo o mundo”, diz.

O CEO do Google, Larry Page, acredita que uma melhor tecnologia urbana pode mudar significativamente a vida de bilhões de pessoas pelo mundo. “Com a Sidewalk, queremos ampliar de forma massiva os esforços já existentes em áreas como habitação, energia, transporte e governo a fim de resolver problemas reais que os residentes urbanos enfrentam diariamente”, afirmou.

É entusiasmante saber que o Google está na linha de frente para ajudar a combater os problemas urbanos da forma como mais entende – a tecnologia. É uma chance a mais de garantir à população urbana, correspondente a 54% da mundial, um futuro mais equitativo, acessível, feliz. Você concorda?

Acesse o site oficial da empresa para acompanhar os próximos passos.