Sistemas BRT e corredores dedicados ao ônibus estão em 193 cidades do mundo

A cada mês aumenta o número de passageiros atendidos por sistemas BRT e corredores dedicados ao ônibus em todo o mundo. A última atualização do BRTdata.org mostra que mais de 32 milhões de passageiros em 193 cidades são beneficiados diariamente por 5.087 quilômetros de corredores dedicados.

De maio para cá, duas novas cidades entraram para essa lista: Barquisimeto, na Venezuela, e Albuquerque, nos Estados Unidos. A ferramenta também incluiu os mapas dos corredores de outras seis cidades: Lanzhou, China; Johannesburgo, África do Sul; Bradford, Reino Unido; e Campo Grande, Feira de Santana e Juiz de Fora, no Brasil.

Juiz de Fora (Foto: Mariana Gil/WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

Só na América Latina (abaixo), quase 20 milhões de pessoas são beneficiadas por serviços de prioridade ao ônibus – mais da metade do total de passageiros atendidos no mundo inteiro. No cenário latino-americano, o Brasil ocupa posição de destaque, sendo o país cujos corredores atendem ao maior número de pessoas, 11,9 milhões todos os dias.

(Fonte: BRTData.org)

O BRTdata é um banco de dados global desenvolvido a partir da parceria entre quatro organizações globais: Centro de Excelência BRT – Across Latitudes and Cultures (ALC-BRT CoE) e WRI Cidades, em colaboração com a Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (SIBRT) e a Agência Internacional de Energia (IEA).

Clique aqui para acessar a apresentação com os últimos números do sistema.