Edição 17 – Junho 2015

Edição 17 / Junho 2015 thecityfixbrasil.com / embarqbrasil.org

Especial #somoscityfixers
Com desafios urbanos cada vez maiores, há um espaço sem precedentes para a mudança e milhares de pessoas já estão se apropriando do espírito “vai-lá-e-faz”. 
São os CityFixers
Em comemoração a nosso aniversário de 4 anos, convidamos grandes CityFixers a contar, em vídeos de 1 minuto, como  transformam o potencial em ações práticas de impacto. 
Carla LinkAtitudes individuais

Nossas escolhas refletem quem somos e fazem a diferença na dinâmica das cidades. Podemos escolher entre ser espectador e participar, esperar ou fazer nossa parte para construir cidades mais agradáveis. Por isso, nossa primeira convidada é Carla Link, do coletivo Ocupe & Abrace, que revitalizou a Praça da Nascente em São Paulo.

JP amaralAções coletivas

Uma das ferramentas-chave para tornar as cidades lugares melhores para viver é a colaboração. Quando pessoas se unem em busca de soluções urbanas e têm interesse mútuo de se ajudar, todos saem ganhando. O CityFixer JP Amaral criou o Bike Anjo, coletivo presente em várias cidades brasileiras para ensinar a pedalar.

gabriela callejasDesenho urbano

Ao mesmo tempo em que nossas escolhas diárias dependem da infraestrutura urbana, a cidade também é um ambiente moldado por nossas escolhas. Mudamos juntos. O desenho urbano está diretamente relacionado à maneira como existimos na cidade. Para falar sobre isso, convidamos Gabriela Callejas, do Cidade Ativa.

Daniel guthParticipação social

Participação social é uma das formas mais efetivas de cobrar transparência, serviços públicos de qualidade e responsabilidade dos gestores públicos. Quando cidadãos participam da tomada de decisão, há bons resultados para todos. Daniel Guth participa desse processo ativamente e conta mais pra gente sobre isso.

marcio nigroGestão da demanda de viagens

Empresas podem estimular a mudança de comportamento dos funcionários ao realizar ações que incentivem o uso de modais sustentáveis de  transporte ou a prática da carona entre colegas de trabalho por meio de uma série de ações. Para falar sobre algumas dessas práticas, Marcio Nigro, fundador do Caronetas. 

guilherme tampieriTransparência de dados

A transparência de dados é um dos princípios para que governos e cidadãos possam manter uma relação aberta e democrática. São os dados que nos permitem conhecer a realidade. Para entender como é possível valer-se deles e transformar as cidades, Guilherme Tampieri é convidado a contar sua experiência.

NATÁLIA GARCIADisseminação de informação

A informação é uma (se não a maior) força para promover a transformação hoje. Com as redes sociais, os blogs e os espaços virtuais de troca de ideias, todos nós passamos a ser consumidores e também produtores de conteúdo. Somos protagonistas da construção de ideias e ambientes urbanos melhores.

Seja um colaborador

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.